Destaque

Aegea Engenharia investe em compliance e cria Gerência de Integridade

Aegea Engenheria reforça controles internos para coibir desvios e aperfeiçoa Código de Conduta para todos os colaboradores

Atenta as melhores práticas de mercado, a companhia Aegea Engenharia fortaleceu sua governança com a criação da Gerência de Integridade. A chefe da área, Tamara Willmann, explica que a estreita relação da empresa com entes públicos exigiu um aperfeiçoamento dos controles internos para evitar qualquer desvio de conduta.

“Em função da nossa relação com entes públicos, o nosso nível de exposição é muito grande. Por isso o programa vem para nos deixar mais fortes e preparados para enfrentar momentos delicados”, comenta.

a Aegea Engenharia está presente em 48 cidades em 10 Estados brasileiros

Aegea Engenharia está presente em 48 cidades

Com participação de mercado de 23,6% no setor de saneamento privado, a Aegea está presente em 48 cidades em 10 estados brasileiros, sendo eles Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí. Criada em 2010, a empresa atende 5,4 milhões de pessoas e desenvolve soluções sob medida para cada localidade.

Conforme ela, a decisão estratégica levou em conta a necessidade de aperfeiçoar a política anticorrupção, de prevenção de lavagem de dinheiro, os procedimentos de investigação interna, de participação em licitações e de proibição de pagamento de facilitação. Tamara detalha que um grupo de trabalho foi constituído para tratar do tema e, em seguida, se transformou na Gerência de Integridade.

“Revisamos o Código de Conduta, que foi ampliado com as melhores práticas. Vamos implantar 15 políticas no decorrer de 2017”, conta.

Além disso, uma agenda de comunicação interna e treinamentos para os colaboradores farão parte das ações para que as normas de compilance se tornem mais uma marca da Aegea.

“Garantir o envolvimento de todos na Aegea e também estimular o senso de responsabilidade, pois o programa não é meu, não é do CEO, não é do conselho – é da empresa. Fazer com que os funcionários tenham consciência disso é muito importante para que o programa tenha sucesso”, afirma.

A Aegea contratou a Complience Total

Diante da relevância do tema, a Aegea contratou a Compliance Total, companhia com expertise em aperfeiçoar a governança de empresas. Tamara destaca que cursos por meio de ensino à distância serão oferecidos aos empregados da Gerência de Integridade para que se tornem multiplicadores de conhecimento.

“A partir desses cursos, a área de compliance da Aegea elaborará cursos próprios para amadurecer o programa. Acreditamos que em dois ou três anos já será possível perceber avanços ainda mais sólidos em nossa cultura”, diz.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

View Comments

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

4 semanas ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago