Politica

Deputados pretendem votar meta fiscal e regularização tributária antes do feriado

Em uma semana curta por causa do feriado, o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP/MA), decidiu iniciar os trabalhos já nesta segunda-feira, 4, convocando sessão deliberativa. O objetivo é tentar aprovar pontos da Reforma Política e do Projeto de Lei Orçamentária de 2018, que estabelece um déficit de R$ 159 bilhões nas contas públicas. Normalmente, as votações no plenário da Casa ocorrem as terças, quartas e, excepcionalmente, às quintas-feiras.

A meta fiscal foi duramente criticada na semana passada, em uma sessão que durou mais de nove horas. Houve confusão e muito bate-boca, principalmente pela forma como foi conduzida a votação simbólica, que não chegou a ser finalizada.

Já a PEC nº 282/2016, entre outros pontos, acaba com as coligações partidárias e cria a chamada “cláusula de desempenho” para acesso a recursos do Fundo Partidário e ao horário gratuito de rádio e TV. A matéria precisa ser aprovada pela Câmara em dois turnos, por, no mínimo, 308 votos, para então ser encaminhada para apreciação pelo Senado Federal. A aprovação em ambas as casas legislativas precisa ocorrer antes do dia 7 de outubro para valer para as eleições do ano que vem.

Segurança para investidor

Outro projeto que pode ser votado é a Medida Provisória nº 783/2017, que institui um programa de regularização tributária. A proposta permite o parcelamento de dívidas com a União, de pessoas físicas e jurídicas, concedendo descontos e outras facilidades para que haja a quitação do débito.

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, no entanto, em razão do feriado do dia 7 de setembro – Independência do Brasil –, o Congresso Nacional provavelmente focará em projetos de interesse governamental, como a MP nº 783/2017.

“Esse é um assunto importante para o País, pois poderá auxiliar milhares de pequenos empreendedores que estão endividados em razão da crise. É necessário, contudo, aprovar mecanismos que destravem os processos burocráticos brasileiros e que tragam segurança para o investidor internacional”, alerta.

Para o professor, é o caso, por exemplo, do PL nº 6814/2017, o antigo PLS nº 559/2013, que trata da modernização da Lei de Licitações.

“Uma comissão para debater o assunto foi criada em agosto pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, mas até agora não foi instituída. Esse pode ser o ponto de largada para a retomada econômica brasileira”, observa Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago