Diário Oficial da União

Diário Oficial da União de sexta-feira, 2 de junho de 2017

Senado aprova MP que permite regularização de terrenos, mas MPF estuda ação para barrar

O Senado Federal aprovou nesta semana a Medida Provisória nº 759/2016, que regulariza imóveis rurais e urbanos em áreas da União. A expectativa dos senadores era que a proposta acabasse com diversas disputas judiciais que ocorrem por todo o País por causa da ocupação irregular de terrenos federais. A MP, contudo, entrou na mira do Ministério Público Federal, que avalia entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal – STF.

O Ministério Público Federal – MPF, em nota técnica, contesta diversos trechos da redação e aponta situações em que o texto supostamente fere a Constituição. As principais críticas dos procuradores são em relação à regularização fundiária rural e de áreas federais da Amazônia Legal. A preocupação é que a lei aumente o desmatamento e potencialize a concentração fundiária. Até mesmo o requisito de urgência, necessário para a edição da medida provisória, é questionado pelo MPF.

Na área urbana, estima-se que a medida terá impacto positivo ao extinguir o licenciamento ambiental diferenciado para áreas consideradas de interesse social, considerado um dos principais entraves na regularização. Também revoga os dispositivos que obrigam loteadores a adotarem medidas corretivas, repassando essa competência ao Poder Público.

Comentários do professor Jacoby Fernandes: a legalização dos terrenos urbanos atende a uma demanda pela moradia e minimiza  a ação de grileiros e aproveitadores, que ganham dinheiro às custas da população, geralmente, mais humilde.  É essa mesma população que deixa de usufruir da construção de infraestrutura básica e equipamentos públicos, como delegacias, escolas, hospitais e praças, uma vez que não podem ser instalados em áreas irregulares.

A medida beneficia, também, a regularização fundiária do Distrito Federal, que há muito se arrastava, provocando uma insegurança jurídica para os moradores dessas áreas e privando o Estado de efetivar a arrecadação correta dos tributos vinculados à propriedade. A regularização fundiária é uma demanda antiga da comunidade do Distrito Federal, que já vinha sendo tratada por norma própria e que, possivelmente, passará por alterações.

Com informações do Correio Braziliense.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago