Categories: Politica

Tribunal de Contas suspende parcelamento de dívidas do GDF

O Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF suspendeu o programa de parcelamento de dívidas do Governo do Distrito Federal – GDF, anunciado no fim do ano passado. A intenção do governo era pagar os débitos com credores do setor produtivo, que somam cerca de R$ 1,1 bilhão, a partir de julho deste ano, com prazo para quitação até terminar o mandato, daqui dois anos e meio. Os empresários, no entanto, reclamam de vários pontos da proposta, como a falta de previsão de correção monetária, apesar de a inflação ter superado os 10%.

A decisão foi motivada por representações do Ministério Público do DF e Territórios – MPDFT no Tribunal de Contas e do Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon. Entre os pontos questionados pela entidade representativa estão a falta de previsão de pagamento de juros, a subversão da ordem cronológica dos pagamentos, a violação da legislação acerca dos restos a pagar e de despesas de exercícios anteriores e o prazo pequeno para os empresários assinarem o termo de parcelamento de créditos.

O relator do processo no TCDF, conselheiro Paulo Tadeu, acatou os argumentos das representações, e a Corte, por unanimidade, deferiu o pedido de cautelar para suspensão do programa de parcelamento de dívidas.

Conforme explica o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o decreto questionado no TCDF previa o pagamento de dívidas com cerca de 870 fornecedores, deixadas pela gestão anterior. Esta dívida está concentrada em 20 empresas que atuam nos segmentos de coleta de lixo, transporte público, saúde e construção civil – áreas fundamentais para a população.

A violação da ordem cronológica de pagamento é um ilícito penal, disposto no art. 92º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. O art. 5º da Lei de Licitações estabelece a necessidade de pagamento na ordem, exceto quando houver relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente, devidamente publicada. Na prática, no entanto, o que presenciamos é o Executivo pagando primeiro os amigos e depois o restante. O atraso na liberação do pagamento leva todo ano centenas de micro e pequenas empresas à falência, pois a maioria depende daquela verba para se sustentar”, ressalta o especialista Jacoby Fernandes, que já foi conselheiro do TCDF.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News
Tags: TCDF

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago