Categories: Politica

CNPE cria comitê para dar mais eficiência ao desenvolvimento sustentável

Por meio da Resolução nº 4, o Conselho Nacional de Política Energética – CNPE criou o Comitê Técnico para Eficiência Energética – CTEE com o objetivo de propor estratégias para a promoção da eficiência energética, bem como sua inserção no conjunto de políticas e ações para o desenvolvimento sustentável do País.

O Comitê será composto por representantes, titulares e suplentes, indicados pelo Ministério de Minas e Energia, que o coordenará; da Ciência e Tecnologia e Inovação; do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Fazenda; do Meio Ambiente; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; dos Transportes; pela Casa Civil da Presidência da República; e pelo Fórum Nacional dos Secretários de Energia.

O CTEE poderá convidar, para participar de reuniões e apresentar sugestões, especialistas de notório saber ou representantes de outros órgãos, entidades, da sociedade civil e de associações de classes. As despesas serão custeadas pelos órgãos que o representam.

Para o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, ações voltadas à eficiência energética fazem parte de uma estratégia atraente para conciliar objetivos de crescimento econômico e de sustentabilidade ambiental.

“Os atuais impactos ambientais impulsionaram o desenvolvimento de metodologias para promover a redução do consumo energético. Simultaneamente, surgiu, também, um grande volume de investimentos na eficiência energética, os quais se coadunaram com as ações do Estado”, afirma.

A eficiência energética auxilia na redução dos custos operacionais dos consumidores e, no caso das empresas, pode contribuir para o aumento da sua competitividade.

“Diante disso, considera-se que uma política de eficiência energética acelera o processo já em curso de investimentos mais eficientes, além de conscientizar o público em relação aos impactos e ganhos de mudanças comportamentais, ressalta Jacoby.

O professor destaca que o País deve promover medidas para aproveitar racionalmente as suas fontes de energia para proporcionar o desenvolvimento, a ampliação do mercado de trabalho e a valorização dos recursos energéticos.

“Espera-se que esse Comitê aumente a eficácia do planejamento no setor elétrico no que tange a metodologias sustentáveis. As ações devem ser observadas por todos, uma vez que podem beneficiar empresas, atrair investimentos e incrementar a participação social”, conclui.

O Conselho Nacional de Política Energética foi criado pela Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, e é órgão de assessoramento do presidente da República para formulação de políticas e diretrizes de energia, presidido pelo ministro de Estado de Minas e Energia.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

4 semanas ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago