Politica

Congresso Nacional adia novamente votação da LDO

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB/AL), bem que tentou, mas não houve quórum para abrir a votação para análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2017. Duas horas depois de aberta, a sessão foi encerrada sem a presença mínima de 257 deputados e 41 senadores – apenas 203 deputados e 40 senadores compareceram. A próxima sessão do Congresso Nacional está marcada para 4 de outubro, dois dias após o 1º turno das eleições municipais.

O Governo queria a votação já nesta semana para poder definir as regras de aplicação dos recursos do orçamento. A expectativa era concluir a votação dos três destaques que ficaram pendentes – somente após esse procedimento é que a LDO teria validade. O primeiro deles autoriza o Executivo a remanejar até 20% dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC sem autorização do Congresso. Os outros dois são semelhantes e proíbem contingenciamento de recursos destinados à área de ciência e tecnologia.

Além de não votarem a LDO, os congressistas precisarão analisar, no retorno do “recesso branco”, uma fila de sete vetos presidenciais e projetos de resolução que estão pendentes. Dentre os vetos estão reajustes salariais para categorias de servidores públicos e a proibição de investimento de 100% de capital estrangeiro em empresas brasileiras do setor de aviação.

Metas e prioridades

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a LDO estabelece as metas e prioridades da Administração Pública Federal, compreendendo a arrecadação e as despesas para o exercício financeiro subsequente. É a partir dessas diretrizes que ministérios e unidades orçamentárias dos Poderes Legislativo e Judiciário elaboram a lei orçamentária anual.

A LDO também estabelece as mudanças previstas para a legislação tributária, além de orientar os bancos públicos de fomento a traçarem as áreas prioritárias para liberação de recursos. Por determinação constitucional, o Governo é obrigado a encaminhar o Projeto de Lei do Orçamento ao Congresso Nacional até 31 de agosto de cada ano. Isso foi feito e a lei foi votada parcialmente, mas é necessário concluir a análise dos destaques”, esclarece Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago