Politica

Senadores devem discutir PEC da reforma política

O Senado Federal retoma suas atividades nesta quarta-feira, 4 de outubro, após o período eleitoral, quando os parlamentares entram de recesso branco para o acompanhamento das eleições em seus estados. Logo no início dos trabalhos, eles enfrentarão a discussão de duas medidas provisórias – MPs, que trancam a pauta da Casa, além de duas propostas de emenda à Constituição — uma relacionada à reforma política — e requerimentos de urgência, como o que trata do aumento do teto do funcionalismo.

A primeira medida provisória a ser votada, a MP nº 734/2016, liberou ajuda financeira da União ao estado do Rio de Janeiro, no valor total de R$ 2,9 bilhões. A segunda MP é semelhante a esta. Enquanto a MP nº 734 autorizou o Governo Federal a realizar a operação de repasse, a MP nº 736 efetivou essa autorização, por meio de um crédito extraordinário. A Constituição permite que o Governo edite MPs de crédito para atender despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública.

Ainda constam da pauta dois requerimentos de urgências. Um deles é para o projeto que aumenta o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal – STF — PLC nº 27/2016 — e o outro é para o que trata do subsídio do procurador-geral da República — PLC nº 28/2016.

Atenção especial para a nova Lei de Licitações

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, entre os temas em discussão pelo Parlamento, merece especial atenção a matéria relacionada a modernização da Lei nº 8.666/1993. Trata-se do PLS nº 559/2013, da senadora Katia Abreu, que teve o trâmite retomado no final de agosto.

O texto está sob avaliação em comissões do Senado e a votação deve ocorrer nos próximos dias. A Lei nº 8.666/1993, embora tenha trazido incontáveis avanços, precisa ser atualizada para os dias atuais, afinal já se vão mais de 23 anos desde que começou a vigorar. É imprescindível que os parlamentares se debrucem para analisar esta pauta de importância ímpar para o País”, ressalta Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago