Politica

Parlamentares definem nesta semana emendas à LDO 2018

Os parlamentares integrantes das comissões permanentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados sobre as emendas que serão apresentadas ao Orçamento da União devem se reunir nesta semana. Os senadores e deputados deverão avaliar todas as sugestões apresentadas e selecionar as duas mais relevantes para serem inseridas no anexo de metas e prioridades, que lista as ações mais importantes para o próximo ano.

No total, serão 13 comissões que apresentarão emendas ao PLN nº 1/2017. Cada parlamentar também tem direito a apresentar até três emendas individuais, assim como as bancadas estaduais no Congresso. O prazo fatal para entrega é a próxima quarta-feira, 5, às 20h. Cada comissão terá um relator das emendas.

Vale lembrar que as emendas parlamentares individuais são impositivas, o que significa que o governo federal não pode se opor ao pagamento. As emendas de bancada e das comissões, no entanto, não gozam de tal benefício e estão sujeitas ao crivo do Poder Executivo.

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a Lei Orçamentária Anual – LOA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e o Plano Plurianual – PPA são importantes ferramentas de planejamento que harmonizam a condução das receitas e despesas.

“Isso gera maior controle das ações pelos órgãos executores, tribunais de contas e pelo próprio cidadão, já que o administrador, ao realizar gastos, terá que justificar todos os atos e realizá-los em obediência ao que foi planejado”, afirma.

Necessidades públicas

O professor explica que durante a condução do orçamento, o chefe do Poder Executivo poderá fazer retenção ou contingenciamento de gastos para manter o equilíbrio financeiro. Em anos anteriores, a meta fiscal, por exemplo, foi alterada com o ano já em curso para que o governo cumprisse o estipulado no texto legislativo.

O orçamento é elaborado e executado pelo Poder Executivo e tem por escopo prover às necessidades públicas. O Legislativo pode alterar esse plano e priorizar ações que os parlamentares considerem fundamentais. No geral, isso é feito antes do recesso parlamentar de julho e encaminhado ao governo para análise e sanção do Presidente da República, o que costuma ocorrer em dezembro”, esclarece Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

4 semanas ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago