Politica

STF decide sobre criação de cargos jurídicos em autarquias e fundações públicas nos estados

O Plenário do Supremo Tribunal Federal – STF concluiu o julgamento de três Ações Diretas de Inconstitucionalidade – ADINs que questionavam normas estaduais que criavam cargos jurídicos nas autarquias e fundações públicas. Os ministros, por unanimidade, confirmaram entendimento de que a representação judicial e a consultoria jurídica no âmbito dos estados e no Distrito Federal devem ser conduzidas pela procuradoria-geral do ente federado.

Na ADI nº 5.262, a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF – Anape questiona dispositivos da Constituição de Roraima. A entidade alega que o artigo da Constituição estadual cria a carreira de procurador da Administração indireta e prejudica o sistema unitário de Advocacia Pública previsto na Constituição Federal. A ADI nº 5.215, também ajuizada pela Anape, é contra a Emenda Constitucional – EC estadual nº 50/2014, que cria em Goiás o cargo de procurador autárquico, em estrutura paralela à Procuradoria do Estado.

Na ADI nº 4.449, o governo de Alagoas questiona a EC estadual nº 37/2010, que alterou a Constituição alagoana para limitar as atividades da Procuradoria-Geral do Estado apenas para a Administração direta, institucionalizando as procuradorias autárquicas.

Autarquias e fundações ainda é atuação do Estado

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o tema é polêmico, mas obteve um consenso por parte dos ministros do STF. “Em seu voto, a ministra Cármen Lúcia, por exemplo, afirmou que a Constituição Federal estabelece a unicidade de representação judicial e de consultoria jurídica para Administração Pública direta centralizada e também para a Administração direta descentralizada, que abrange exatamente autarquias e fundações”, explica Jacoby Fernandes.

Diante do cenário, vale ressltar que as autarquias e fundações públicas são serviços públicos dotados de personalidade jurídica, que usam recursos públicos. “Ou seja, trata-se de um ramo do Estado que continua a atuar em atividades fundamentais para o País”, esclarece Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

4 semanas ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago