Politica

STF desobriga fornecimento de medicamento sem registro na Anvisa

O Plenário do Supremo Tribunal Federal – STF encerrou o julgamento sobre a obrigatoriedade da concessão de medicamentos pelos entes públicos a pacientes. A Corte decidiu que o Estado não pode ser obrigado a fornecer medicamento experimental ou sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, salvo em casos excepcionais. A decisão foi tomada, por maioria de votos, no julgamento do Recurso Extraordinário – RE nº 657718, com repercussão geral reconhecida, de relatoria do ministro Marco Aurélio.

O ministro Alexandre de Moraes, em seu voto-vista, destacou que a excessiva judicialização da matéria não tem sido bem-sucedida. “Para cada liminar concedida, os valores são retirados do planejamento das políticas públicas destinadas a toda coletividade”, afirmou Moraes.

A Suprema Corte fixou, também, que é possível, excepcionalmente, a concessão judicial de medicamento sem registro sanitário, em caso de demora da Anvisa em apreciar o pedido, quando preenchidos três requisitos: a existência de pedido de registro do medicamento no Brasil, salvo no caso de medicamentos órfãos para doenças raras e ultrarraras; a existência de registro do medicamento em renomadas agências de regulação no exterior; a inexistência de substituto terapêutico com registro no Brasil.

Dessa forma, com base no novo direcionamento, os tribunais do País poderão retomar os processos que versam sobre o mesmo tema, aplicando a tese jurídica aos casos concretos.

No regramento específico

Desse modo, de acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o caso teve repercussão geral reconhecida, tendo em vista que, conforme art. 1035, § 3º do Código de Processo Civil, estavam presentes questões relevantes que ultrapassavam os interesses subjetivos do processo, como reflexos econômicos, políticos, sociais ou jurídicos.

Os limites estabelecidos pelo STF propõem uma solução intermediária para a questão. Com a decisão colegiada da Corte Constitucional, fica balizada a atuação dos julgadores e os gestores passam a ter mais segurança nas ações diárias. É certo que muitas ações continuarão a ser encaminhadas ao Judiciário”, afirma.

Não por acaso, o STF fixou que “as ações que demandem o fornecimento de medicamentos sem registro na Anvisa deverão ser necessariamente propostas em face da União”. “Agora, entretanto, há regramento específico a ser seguido pelo julgador na análise dos casos”, conclui Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago