País

Estatais terão de prestar esclarecimentos ao Ministério da Transparência

Algumas estatais serão notificadas pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle para prestarem esclarecimentos sobre contratos firmados para terceirização de serviços jurídicos, cujos valores chegam a R$ 2,2 bilhões. Ao todo, 24 empresas precisarão prestar contas, como Petrobras, Banco Nacional do Desenvolvimento — BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BR Distribuidora, Eletrobras, Telebras, Infraero e Embrapa.

Os atuais gestores jurídicos terão 15 dias para responder perguntas sobre os critérios dos editais. Também serão questionados sobre se há remuneração mesmo sem a produção de peças e sobre a composição do departamento jurídico de cada estatal. Os contratos vencem neste ano e foram feitos nos governos da presidente Dilma Rousseff. Serviços de advocacia e consultoria teriam sido contratados por inexigibilidade ou dispensa de licitação.

Lei de Responsabilidade das Estatais

Segundo o advogado e professor de Direito Administrativo Murilo Jacoby Fernandes, em 2015, o Governo Federal publicou uma resolução que determina a obrigatoriedade de divulgação, com acesso fácil e organizado, de uma série de informações básicas nos sites oficiais de empresas estatais.

“Segundo a resolução, as entidades devem divulgar, na internet, informações como: estatuto social; código de ética; composição do capital social, da diretoria executiva e dos conselhos de administração e fiscal; demonstrações financeiras trimestrais e anuais, acompanhadas de pareceres do conselho fiscal e da auditoria independente; relatório anual da administração; entre outras”, observa.

Ainda, com a Lei nº 13.303/2016, conhecida como Lei de Responsabilidade das Estatais, foi estabelecido o estatuto jurídico das empresas públicas, sociedades de economia mista e de suas subsidiárias.

“A norma recebeu grande atenção ao regulamentar as licitações e contratações das estatais, mas trouxe pequenas inovações, pois a maior parte dos dispositivos consiste em melhorias de interpretação, em conformidade com a doutrina e jurisprudência já existentes. Apesar do avanço, muita coisa ainda necessita ser melhorada, inclusive em relação ao processo de licitação”, ressalta Murilo Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago