País

Pesquisa identificará serviços públicos que poderão ser digitalizados

O Governo Federal vai realizar, pela primeira vez, um levantamento para a catalogação dos serviços oferecidos por órgãos e entidades públicas. O censo será realizado em parceria com a coordenação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e com o apoio da Casa Civil da presidência da República. A iniciativa vai levantar informações para ampliar a digitalização dos serviços públicos e, com isso, oferecer um melhor atendimento ao cidadão, conforme ressalta o Ministério do Planejamento.

A pesquisa será realizada por meio de um questionário a ser respondido até o dia 30 de janeiro. Os órgãos participantes da primeira etapa do censo são: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União; Ministério do Turismo; Ministério da Justiça e Cidadania; Ministério da Cultura; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; e Ministério das Cidades.

O censo irá detalhar nome, etapas do serviço, a quem se destina, documentos necessários, quantidade de etapas para o cidadão, estágio de digitalização do serviço, entre outros. O levantamento também identificará as necessidades e obstáculos de cada instituição para implantação de ferramentas digitais.

Plataforma digital única

Os serviços identificados serão centralizados no Portal de Serviços do Governo federal, que oferece um canal único e integrado para disponibilizar informações e solicitações eletrônicas. Depois da catalogação serão identificados as necessidades e obstáculos de cada instituição para implantação de ferramentas digitais. Isso permitirá ao cidadão e empresas solicitar e acompanhar serviços públicos, sem necessidade de atendimento presencial, inclusive por meio de dispositivos móveis.

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, essa não é uma simples avaliação da capacidade operacional do Executivo federal, mas da eficiência dos órgãos da Administração Pública em bem atender a todos os cidadãos.

“A iniciativa tem o importante papel de reconhecer quais serviços já poderiam estar disponíveis por meios digitais, com maior facilidade de acesso para os usuários”, afirma.

Para o professor, a Administração Pública deve estar em constante análise para encontrar as medidas que garantirão a melhor prestação dos serviços públicos para toda a comunidade, afinal de contas, esse é o seu papel primordial.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago