País

Banco Central cria modelo de avaliação de qualidade dos serviços

O Banco Central do Brasil, por meio de da Carta-Circular nº 3.880/2018, estabeleceu o modelo de remessa das informações relativas à avaliação direta da qualidade do atendimento prestado pela ouvidoria a clientes e usuários por bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, caixas econômicas e sociedades de crédito, financiamento e investimento. Nesse sentido, o BC disponibilizou em seu portal o modelo para o encaminhamento das informações.

A norma define os critérios a serem abordados no processo de avaliação dos serviços, que “deve aferir a satisfação do cliente ou do usuário com a solução apresentada pela ouvidoria para a demanda e com a qualidade do processo de atendimento prestado”.

Caso a instituição financeira tenha interesse em ampliar a pesquisa de satisfação, pode incluir itens, não sendo necessário o envio dessas informações complementares ao Banco Central.

O dispositivo legal determina, por fim, que o documento com as informações deve ser enviado mensalmente ao Banco Central até o 5º dia útil após o fechamento do mês anterior. Mesmo que não haja qualquer atendimento prestado, a remessa do documento é obrigatória para as instituições financeiras.

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o acompanhamento da política de acesso à informação e à prestação de informações aos usuários de serviços públicos é um dos pontos centrais das atividades de melhoria da relação entre o Poder Público e os seus administrados.

“O tratamento dado à informação obtida junto aos destinatários dos serviços prestados precisa ser feito de maneira analítica e estratégica, a fim de se obter uma avaliação real das atividades desempenhadas na Administração Pública”, afirma.

Ouvidores são setores estratégicos para a sociedade

De acordo com o professor, grande parte da relação entre administradores e administrados se estabelece por meio das ouvidorias, órgãos que atuam em conexão com a comunidade.

“Esses órgãos são capazes de acessar os dados de maneira mais direta, municiando o setor estratégico do órgão dos dados necessários para a condução das avaliações de eficiência nos serviços públicos. Do mesmo modo, ocorre nos casos em que o poder público tem o dever de acompanhar a prestação dos serviços oferecidos pelas instituições privadas, como no setor bancário e naqueles regulados pelas agências estatais”, explica Jacoby Fernandes.

Assim, na visão de Jacoby, o estabelecimento de uma forma de encaminhamento das informações é capaz de auxiliar e padronizar o procedimento, tornando-o mais racional e dotando-o de melhor capacidade de ser controlado pelos seus responsáveis.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago