País

Novo governo deverá cortar até 50% de recursos do Sistema S

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que pretende realizar mudanças no Sistema S. Guedes defendeu “meter a faca” na fonte bilionária de financiamento aos serviços de treinamento, cultura e lazer mantidos por federações e confederações patronais.

A afirmação do futuro ministro foi feita a uma plateia formada por empresários e executivos ligados a indústria e, segundo a Agência Reuters, causou “frisson e burburinho na plateia de aproximadamente 400 pessoas”. O novo ministro sugeriu que poderia cortar ao menos 30% dos recursos do Sistema S, admitindo que o percentual poderia chegar a 50%. “Como você pode falar em cortar isso e aquilo e não cortar o Sistema S? Tem que meter a faca no Sistema S também. Vocês estão achando que a CUT perde o sindicato e aqui fica tudo igual… Acho que tem que cortar pouco para não doer muito”, disse ele.

Todos os anos, a Receita Federal repassa bilhões de reais para o financiamento dos serviços sociais e de treinamento profissional mantidos pelas confederações nacionais da indústria, do comércio, dos transportes, da agricultura e para a Organização das Cooperativas do Brasil. Em 2017, o valor superou R$ 16 bilhões.

O professor e advogado Jorge Ulisses Jacoby Fernandes considera inegável a importância do serviço prestado pelas entidades integrantes do Sistema S.

“Cada qual em sua área de atuação, essas organizações são responsáveis, dentre outras atividades, por auxiliar o micro e pequeno empreendedor, auxiliar os industriais, promover treinamentos e oferecer qualificação, articular ações e promover auxílio a diversos segmentos”.

Para Jacoby, a vantagem das unidades que integram o Sistema S é que elas atuam justamente em áreas que o Poder Público notadamente deixa a desejar.

“Sesi, Sesc, Sebrae e outras atuam prestando atividades complementares que trazem benefícios incomensuráveis para toda a sociedade brasileira”, analisa Jacoby.

Com informações do jornal DCI.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago