Categories: País

Ministério da Economia apresenta as principais ações de desburocratização do governo

Os secretários do Ministério da Economia apresentaram as principais iniciativas do governo nas áreas de gestão pública, de pessoal e de transformação digital. Destaca-se a alteração dos requisitos para realização de concursos públicos, que passaram a vigorar em 1º de junho, conforme estabelecido no Decreto nº 9.739/2019. Os textos foram divulgados durante o 110° Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estados de Administração – Consad, no dia 7 de junho, em Manaus/AM.

O secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, informou que o Decreto estabelece 14 requisitos a serem observados pelos órgãos e entidades quando fizerem o requerimento de solicitação para um concurso público. Um deles é o encaminhamento da evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos.

Lenhart apresentou, ainda, o projeto de Movimentação para Compor a Força de Trabalho, que visa colocar à disposição dos órgãos públicos servidores e empregados em áreas mais necessitadas no âmbito, em detrimento daquelas em que está sobrando mão-de-obra. Entre os benefícios do projeto, conforme o secretário, estão a redução da necessidade de novos concursos públicos e uma maior produtividade do quadro de pessoal a partir de uma alocação mais eficaz. Este é um modelo que pode ser replicável por estados e municípios.

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, apresentou as principais ações e prioridades da transformação digital. Aproveitou também para destacar a importância e vantagens da Rede Gov.Br, um ambiente de colaboração, intercâmbio, engajamento, articulação e criação de propostas inovadoras relacionadas à transformação digital no setor público.

Busca pela eficiência e qualidade

Para o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a agilidade e a eficiência nas atividades administrativas são prioridades que todos buscam para a minimização de tempo consumido desnecessariamente com serviços burocráticos e dispensáveis. “Precisamos de medidas inovadoras, com vistas ao aperfeiçoamento contínuo. Hoje, por exemplo, possuímos ferramentas tecnológicas que possibilitam a prestação de contas em tempo real, o que seria um imenso ganho no quesito transparência se fosse devidamente implantado”, afirma.

De acordo com o professor, é preciso reduzir a burocracia no serviço público do Brasil. “Isso é um fato incontestável sob qualquer ótica. O esforço pela desburocratização, modernização e integração dos diversos sistemas nos quais as informações já estão presentes facilitará a vida do cidadão e contribuirá para a celeridade das soluções e eficientização do serviço público”, ressalta Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago