Destaque

STF defende corte de ponto de servidores públicos em caso de greve

Os ministros do Supremo Tribunal Federal – STF votaram a favor do corte de ponto de servidores públicos que decidirem entrar em greve. Por seis votos a quatro, a Corte estabeleceu que os órgãos públicos poderão descontar os dias parados antes de uma decisão da Justiça que considere a greve ilegal. A questão foi decidida com base no recurso protocolizado pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro contra decisão da Justiça do Rio, que decidiu impedir o corte de ponto de servidores que entraram em greve em 2006.

Até então, esse corte somente poderia ser feito se a paralisação fosse motivada por alguma ilegalidade do Poder Público, como o atraso no pagamento de salários. Mesmo com o entendimento, o órgão público pode optar por negociar uma compensação dos dias não trabalhados com os servidores grevistas.

Decisão demorada

No julgamento, os ministros consideraram que as regras de greve para servidor público devem ser aplicadas conforme as vigentes no setor privado, em razão da falta de lei específica. O recurso começou a ser decidido em setembro de 2015 e foi retomado hoje com o voto-vista do ministro Luís Roberto Barroso, que foi favorável ao desconto dos dias parados. Seguiram o entendimento os ministros Dias Toffoli, relator, Teori Zavascki, Gilmar Mendes, Luiz Fux e a presidente Cármen Lúcia.

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Congresso Nacional não editou a norma sobre a regulamentação do direito de greve do servidor público. Essa confusão jurídica poderia ser evitada se houvesse a lei específica.

O tema dividiu bastante os ministros. Os contrários consideraram que os descontos sem reconhecimento da ilegalidade da grave pela Justiça seria irregular, pois há pleitos que são válidos. Já os favoráveis ao projeto alegaram que o corte é necessário para desestimular a adoção indiscriminada da paralisação, que prejudica o usuário do serviço e gera ônus para o erário. Gravarei, em breve, um vídeo para tratar do assunto de forma mais aprofundada”, observa Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

4 semanas ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago