Destaque

Concessão atrairá investimentos para cinco aeroportos de MT

O aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, Mato Grosso, e os regionais de Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças vão receber investimentos de R$ 800 milhões vindos da futura concessão das unidades à iniciativa privada. O montante está previsto na licitação que foi confirmada pelo governador Pedro Taques, deputados, secretários e o diretor do Departamento Nacional de Outorgas da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro.

Mato Grosso será o único estado brasileiro a ter um bloco de aeroportos para concessão. A previsão é que os cinco aeroportos sejam leiloados até o final deste ano. Durante o anúncio, foi apresentado o cronograma da concessão e os resultados do estudo de avaliação da viabilidade econômico-financeira dos aeroportos.

O leilão em bloco dos aeroportos de Mato Grosso foi proposto pelo governador Pedro Taques e aceito pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A estratégia de repassar à iniciativa privada a administração dos aeroportos por período determinado de 30 anos busca melhorar a infraestrutura desses aeroportos, além de melhorar o caixa da União e estimular a economia, conforme o governador.

Rodada de concessões

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, pelo novo modelo, a empresa vencedora da licitação para gerir o aeroporto Marechal Rondon deverá converter o valor da outorga em investimentos a serem destinados para melhoria da estrutura dos quatro regionais.

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, ainda neste mês, a Agência Nacional de Aviação Civil – Anac realizará quatro audiências públicas para a quinta rodada de concessões de aeroportos nacionais das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

“As novas concessões à iniciativa privada terão prazo de duração de 30 anos. A rodada vai iniciar em Vitória, passando por Brasília, Cuiabá e Recife. Ao todo, serão leiloados 13 aeroportos”, explica.

Com isso, de acordo com o professor, em tempos de paralisações e ameaça de desabastecimento de produtos, o movimento da Anac para viabilizar a concessão dos aeroportos é um gesto de demonstração de que há uma busca para que a economia do País siga em atividade no Brasil.

“A concessão desses aeroportos havia sido anunciada no ano passado e aguardava a modelagem para ser viabilizada. Assim, é certo que há críticas ao modelo apresentado, principalmente em relação à disponibilização dos aeroportos em bloco. As audiências públicas serão em local apropriado para realizar essa discussão e encontrar um modelo adequado para a concessão aeroportuária”, afirma Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago