Economia

MS quer reconstruir 30 pontes com recurso do Governo Federal

No final do ano passado, vários municípios do Mato Grosso do Sul – MS entraram em estado de alerta devido às intensas chuvas que atingiram a região. Na época, 30 pontes foram destruídas pelas águas. O governador do estado, Reinaldo Azambuja, garante que as pontes serão reconstruídas após a assinatura de convênio com recursos de R$ 21,7 milhões disponibilizados pelo Governo Federal.

Segundo o governador, esse recurso viria da Defesa Civil nacional. Azambuja explicou que, conforme é feita a medição da obra, o recurso vai sendo liberado e depois de lançado o convênio, poderão divulgar o edital de licitação. No entanto, medidas emergenciais já estão sendo adotadas.

“Já foram lançadas 40 licitações para empresas construírem pontes em concreto e algumas obras são importantes para o turismo, que estão sendo conduzidas pelo Governo Federal. Mas as obras iniciam e param a todo o momento e vou pedir autorização para poder conduzir e terminar esta obra”, explica Azambuja.

Instrução Normativa

O advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes explica que a Instrução Normativa nº 1/2012, do Ministério da Integração Nacional, estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos municípios, estados e pelo Distrito Federal, e para o reconhecimento federal das situações de anormalidade decretadas pelos entes federativos.

Quando há calamidade pública, a licitação pode ser dispensada, conforme consta do inc. IV do art. 24 da Lei nº 8.666/1993. Não é o caso em questão, já que o governador optou por realizar a licitação após a liberação de recursos. Em situação emergência, se necessário, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, sendo vedada a prorrogação dos contratos”, esclarece Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago