Economia

TCU apura classificação da Receita Federal para renegociação de débitos

A pedido da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União – TCU vai apurar a metodologia utilizada pela Secretaria da Receita Federal para classificar as receitas arrecadadas por meio de programas de renegociação de débitos, como o Programa de Recuperação Fiscal – Refis e o parcelamento especial de débitos – Paes. A auditoria foi pedida pelo deputado Júlio Cesar (PSD/PI), por meio da Proposta de Fiscalização e Controle nº 53/2015, aprovada pela Comissão de Finanças.

O Tribunal vai analisar especificamente a classificação de receita gerada pelas leis nº 11.941/2009, nº 12.865/2013 e nº 12.996/2014, e se o governo transferiu para os estados e os municípios a parcela da arrecadação que é partilhável. A Constituição Federal determina que parte da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI seja compartilhada pela União com os entes federados.

O resultado da investigação do Tribunal deverá ser remetido para a comissão. Caberá à deputada Simone Morgado, relatora do processo, apresentar o relatório final, com as conclusões e as medidas que eventualmente deverão ser tomadas.

Débitos dos programas

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, em pesquisa no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, os deputados constataram a existência de depósitos a classificar no montante R$ 9,7 bilhões que teriam sido arrecadados com programas de parcelamento de débitos. O relatório da Receita Federal de agosto de 2014 indicou outros R$ 4,9 bilhões recolhidos com amparo da Lei nº 12.996.

Esses recursos, de acordo com os deputados, nunca foram classificados por tributo, o que dificultaria a divisão com estados e municípios. Por isso, o governo tem que explicar os fatores que vêm impedindo a correta classificação dos recursos oriundos de parcelamentos de débitos tributários”, afirma Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago