Economia

Novo teto de gastos : Quanto o novo Governo quer gastar dos impostos arrecadados

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, divulgaram na quinta-feira (30) a proposta do “arcabouço fiscal”, que substituirá o atual teto de gastos.

A nova medida tem como objetivo principal estabelecer uma nova regra para as despesas públicas e permitir que o governo Lula estabeleça um orçamento diferente do proposto atualmente. Além disso, a nova regra visa garantir recursos para investimentos em projetos e obras que possam estimular o crescimento da economia.

As contas públicas serão submetidas a uma meta de resultado primário nos próximos anos, com o objetivo de atingir um superávit antes do pagamento dos juros da dívida. Essa meta será expressa em um percentual do Produto Interno Bruto (PIB).

Sai fator inflação – entra o fator receitas

Se as contas estiverem dentro da meta estabelecida, o crescimento de gastos terá um limite correspondente a 70% do crescimento das receitas primárias, ou seja, da arrecadação do governo com impostos e transferências. Caso o resultado primário fique abaixo da banda de tolerância da meta, o limite para os gastos será reduzido para 50% do crescimento da receita.

É importante destacar que existe uma faixa de crescimento real da despesa primária, que varia de 0,6% a 2,5% ao ano, acima da inflação. Além disso, há um piso anual para investimentos públicos, que será baseado no valor previsto pelo Orçamento de 2023, corrigido pela inflação ao longo do tempo.

Atualmente, a meta de resultado primário é fixa, porém uma das propostas do arcabouço fiscal é estabelecer uma faixa de resultados possíveis.

Os dois Cenários possíveis

Caso o governo atinja a meta, o crescimento máximo dos gastos estará limitado a 70% do crescimento da receita primária do ano anterior, considerando o período de julho a junho do ano seguinte para incluir as metas na proposta orçamentária.

Dessa forma, se a arrecadação do governo aumentar em R$ 100 bilhões nesse período, por exemplo, os gastos públicos poderão ser elevados em até R$ 70 bilhões no ano seguinte, desde que o resultado primário esteja dentro da faixa estabelecida e o aumento não ultrapasse um crescimento real de 2,5% em relação ao ano anterior.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

2 meses ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

3 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago