Categories: Politica

Ministério do Planejamento estabelece limite de despesas para o Poder Executivo

Por meio da Portaria nº 67, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG estabeleceu o limite da despesa a ser empenhada com a contratação de bens e serviços e a concessão de diários e passagens, no âmbito dos órgãos e das unidades orçamentárias do Poder Executivo, no exercício de 2016.

O limite, no entanto, não se aplica a créditos extraordinários abertos e reabertos no exercício de 2016; a despesas financiadas com recursos de doações e convênios; a despesas relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC; a despesas primárias obrigatórias; a programações orçamentárias relacionadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016; a despesas discricionárias decorrentes de programações incluídas ou acrescidas por emendas individuais e de bancada estadual; e a despesas com a concessão de diárias e passagens nacionais classificadas nas subfunções orçamentárias de normatização e fiscalização, controle interno, policiamento e defesa civil.

A Portaria determina também que estão suspensas novas contratações relacionadas à aquisição e locação de imóveis e veículos e locação de máquinas e equipamentos. A norma, porém, abre hipótese de empenhos para locação de veículos, máquinas e equipamentos em casos de relevância e urgência. Nesses casos, os empenhos poderão ser autorizados por ato fundamentado da autoridade máxima, sendo permitida a subdelegação, dos órgãos abrangidos pela portaria.

Caso algum dos órgãos não concorde com o valor estabelecido, deverá encaminhar a reclamação para a Secretaria-Executiva do MPOG, acompanhados de justificativas fundamentadas quanto à projeção de gasto até o término do exercício e dos aspectos de economicidade, relevância e urgência.

Despesas da Administração Pública

Quando a Administração Pública assume um compromisso que implique realização de despesas, como regra, deve proceder à reserva de recursos, previstos no orçamento, para cumpri-lo. Desse modo, o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes explica que todas as obrigações ficam documentadas e quantificadas monetariamente por meio da operação denominada empenho.

Nos termos da Lei nº 4.320/1964 – que institui normas gerais do Direito Financeiro –, o empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente de implemento de condição. Para assegurar a harmonia entre o orçamento e as regras jurídicas que criam a obrigação, foi vedada, como regra, a realização de despesa sem prévio empenho. Mais do que isso, cada empenho deve corresponder exatamente ao valor a ser pago, de uma só vez”, esclarece.

Com isso, Jacoby observa que está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000 – que a Lei de Diretrizes Orçamentárias deverá dispor sobre critérios e forma de limitação de empenho, seguindo os ditames legais.

“A Lei, entretanto, positiva que não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias”, ressalta Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago