Politica

TST decide que aumento salarial obtido na Justiça tem de respeitar limites da LRF

Em julgamento realizado no Tribunal Superior do Trabalho – TST na tarde de segunda-feira, 13 de março, foi firmado o entendimento de que as sentenças trabalhistas em dissídios coletivos são obrigadas a respeitar os limites de gastos impostos pela lei aos governos e autarquias. A Seção Especializada em Dissídios Coletivos do TST decidiu que as decisões que determinam aumento salarial têm caráter constitutivo e não condenatório.

Ou seja, elas não estão entre as exceções de gastos previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000, por isso, precisam ficar dentro dos limites previstos anualmente. Assim, governos e autarquias não precisam dar aumentos que poderão quebrar seus caixas.

No caso concreto analisado pelos ministros, os trabalhadores de uma empresa pública cobram que a companhia pague os dissídios combinados em acordo coletivo, mas a entidade alega que isso faria com que a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF fosse desrespeitada. O presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, destacou que qualquer pagamento que ultrapasse a LRF faz com que o reajuste de uma categoria termine com o Estado deixando de pagar todas as outras categorias.

Valorização do ordenador de despesas

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a LRF é uma norma que trouxe a valorização da atividade do ordenador de despesas.

“A Lei promove o ordenador de despesas de especialista em sistemas de pagamentos públicos a verdadeiro analista de finanças públicas. Por ser uma norma que tem a fiscalização e a transparência como princípios regentes, promovendo um mecanismo de maior controle nas contas públicas, a LRF, por vezes, limita a atividade do gestor em determinadas ações de modo a evitar o endividamento dos entes federados”, ressalta.

Sob essa lógica, o TST também entendeu que a LRF limita o aumento de gastos, inclusive em demandas judiciais para o aumento de salário. Isso por uma lógica sistêmica, considerando que o aumento de uma categoria não pode prejudicar todas as demais carreiras.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

4 semanas ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago