Politica

Supremo autoriza governo do Amapá a parcelar salários dos servidores

A presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministra Cármen Lúcia, suspendeu liminarmente os efeitos de duas decisões judiciais que impediam o governador do Amapá de parcelar os salários dos servidores. Na decisão tomada na Suspensão de Segurança nº 5191, ajuizada pelo Executivo estadual, Cármen Lúcia considerou haver risco concreto de grave lesão à economia pública do Amapá, especialmente diante da grave situação fiscal em que se encontra o estado. A liminar vale até o trânsito em julgado das decisões questionadas, ou até que haja mudança no quadro apresentado pelo estado.

O estado havia optado por parcelar o salário dos servidores, adiantando 60% dos valores até o último dia do mês e pagando o restante do salário até o dia 10 do mês subsequente. O governador amapaense estava proibido de fazer isso, em razão de duas decisões estaduais, sob pena de multa diária de até R$ 50 mil. Ambas determinaram o pagamento dos servidores públicos até o quinto dia útil de cada mês. O governo sustenta que o fracionamento da folha é uma medida excepcional e temporária que vigorará apenas enquanto não forem normalizados os repasses do Fundo de Participação dos Estados e demais receitas.

Em sua decisão, a ministra salientou ser indiscutível o direito dos servidores à remuneração de natureza especial alimentar, mas frisou que, diante da gravidade exponencial da situação comprovada, há um claro desequilíbrio entre despesas e receitas. Cármen Lúcia também considerou descabidas as multas impostas ao governador, que não parece querer descumprir as decisões judiciais.

“Não há como deixar de se reconhecer verdadeiro estado de necessidade econômico-financeira a determinar, temporária e motivadamente, de modo formal, a absoluta impossibilidade de se atender ao calendário de pagamentos”, afirmou no despacho.

Aplicação da LRF e o gestor público

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, é inegável que o Brasil enfrenta a mais drástica crise econômica de sua história, situação que não é diferente no Amapá. Apesar disso, a maioria dos governadores tem se empenhado para preservar os direitos dos servidores, ao mesmo tempo em que se equilibra nos limites na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago