Politica

Deputados aprovam texto base do projeto que obriga inscrição no cadastro positivo

Após várias semanas de negociação e obstruções, o Plenário da Câmara dos Deputados conseguiu aprovar a proposta que torna obrigatória a inclusão de consumidores e empresas no cadastro positivo – PLP nº 441/2017. O texto-base foi aprovado com 273 deputados favoráveis e 150 contrários, mas as principais alterações ainda dependem de confirmação na próxima semana, quando serão votados os destaques e as emendas à proposta. Os partidos de oposição querem mudanças substanciais no texto.

O cadastro positivo já existe desde 2011, embora a participação seja voluntária. Os dados sobre pagamentos dos consumidores são repassados a empresas que formulam uma nota com base na adimplência e inadimplência. O objetivo é permitir que bons pagadores acessem juros menores a partir da sua nota.

Para tentar vencer a resistência dos opositores, o relator da proposta, deputado Walter Ihoshi (PSD/SP), apresentou duas mudanças de última hora. A primeira delas é que o Banco Central deverá encaminhar ao Congresso Nacional, dois anos após a vigência da lei, relatório sobre os resultados alcançados com as alterações no cadastro positivo, para fins de reavaliação legislativa.

A intenção da medida é avaliar se haverá redução dos juros oferecidos ao consumidor. A outra mudança torna responsáveis solidários, por eventuais danos morais aos consumidores, o banco de dados, a fonte da informação e a pessoa física ou jurídica que consultou os dados.

Segurança dos dados do consumidor

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a proposta tem como ponto crucial a segurança dos dados dos consumidores. Isso porque há quem entenda que haverá quebra de sigilo bancário com o repasse obrigatório de dados financeiros e sobre pagamentos.

Quem não quiser participar do cadastro poderá solicitar a remoção, mas isso poderá levar até 30 dias. Sobre o nobre propósito da norma, não há o que se questionar: a obtenção de vantagens financeiras para quem é bom pagador é uma forma de estimular o consumo consciente e premiar a conduta ética. Resolvidas as questões mais polêmicas, a proposta pode gerar um impacto positivo na economia do país”, observa Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago