Categories: País

Serviço público deve ser contratado por licitação, exceto em casos de urgência, entende TJDFT

A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT cassou liminar que suspendia processo licitatório da Companhia do Metropolitano do DF – Metro DF para contratação de serviços de manutenção preventiva e corretiva do sistema metroviário local. A licitação havia sido suspensa por liminar concedida pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública. O argumento foi que, salvo em caso de urgência, serviços públicos devem ser concedidos via licitação, não por contrato emergencial.

No recurso contra a liminar, o diretor da companhia afirmou que a decisão do magistrado conduz ao prolongamento da vigência de contratos emergenciais firmados em desacordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, chamada de Lei de Licitações, e em desrespeito aos princípios constitucionais da Administração Pública. Argumentou também que o processo licitatório em curso subdivide os serviços em lotes e que proíbe a participação de consórcios para aquisição de alguns desses lotes, aumentando assim a competitividade do certame e evitando a atuação dos cartéis que atuam neste mercado.

Na decisão pela cassação da liminar, a relatora do recurso afirmou que o serviço metroviário é prestado por intermédio de contratos emergenciais há anos, com dispensa de licitação, em afronta ao art. 37 da Constituição Federal e ao art. 24 da Lei nº 8.666/1993, que exigem licitação para a contratação de obras e de serviços públicos. Com isso, ela votou pela antecipação dos efeitos da tutela para determinar o prosseguimento do processo licitatório. Os demais desembargadores concordaram com ela. Cabe recurso da decisão.

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, no contrato emergencial, tem-se a situação em que a Administração pretende promover, por exemplo, a contratação de natureza contínua. O contrato, no entanto, precisa ser precedido de processo licitatório que, por razões alheias à Administração, pode não vir a ser concluído em tempo de possibilitar a contratação. “Esse é um caso excepcional em que os órgãos de controle têm admitido que a Administração contrate diretamente uma empresa até que o processo licitatório seja concluído em tempo de possibilitar a contratação”, explica.

O professor esclarece que o fato concreto da imprescindibilidade dos serviços obriga que o Direito ceda o passo a bens jurídicos mais relevantes, para que esses não sejam atingidos. “É importante, porém, sempre deixar clara a característica de excepcionalidade desses contratos. Em situação normal, o correto é conceder os serviços via procedimento licitatório, conforme vontade do legislador constituinte”, conclui Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago