País

Ministério cria mecanismos de execução e fiscalização de projetos culturais

Por meio da Instrução Normativa nº 01/2017, o Ministério da Cultura estabeleceu mecanismos para regular os procedimentos de apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução, acompanhamento, prestação de contas e avaliação de resultados dos projetos culturais apresentados para captação de recursos por meio do incentivo a projetos culturais do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac.

A norma estabelece que é competência da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – Sefic e da Secretaria do Audiovisual – SAv planejar, coordenar e supervisionar a operacionalização sistema de incentivo, sendo responsáveis pelo recebimento de propostas; tramitação de propostas e projetos; o encaminhamento para parecer técnico e monitoramento das análises; o acompanhamento da execução dos projetos culturais; e análise de prestações de contas e avaliação de resultados dos projetos.

Quando o Custo do Projeto não corresponder ao Custo Total, o proponente indicará em seu orçamento os custos que serão cobertos pelos recursos pleiteados e aqueles que serão cobertos por outras fontes de recursos. Além disso, o orçamento analítico deverá conter a especificação de todos os itens necessários para a realização do projeto cultural, no qual constarão o detalhamento das etapas e os custos financeiros individualizados.

Assim, de acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, ponto importante destacado pelo Ministério da Cultura se refere a projetos realizados por entes da Administração Pública. Assim, está previsto no parágrafo único do art. 12, que quando o proponente for ente público, a elaboração do cronograma de execução deverá prever o prazo necessário para os procedimentos licitatórios determinados na Lei nº 8.666/1993, e na Lei nº 10.520/2002.

Controle administrativo

Como órgão coordenador do programa, o Ministério da Cultura pode, a qualquer tempo e de ofício, realizar o acompanhamento da execução do projeto, por meio de vistoria in loco, com o objetivo de esclarecer dúvidas acerca da sua evolução física e financeira, por atuação definida a partir de amostragem ou, ainda, para apuração de eventuais denúncias. Após a vistoria, os agentes públicos deverão elaborar um relatório final, circunstanciado e conclusivo, que ficará disponível no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura – Salic.

O Pronac foi implementado pela Lei Rouanet com a finalidade de estimular a produção, a distribuição e o acesso aos produtos culturais, proteger e conservar o patrimônio histórico e artístico e promover a difusão da cultura brasileira e a diversidade regional, entre outras funções”, ressalta o professor.

Jacoby explica que como mecanismos de apoio aos produtores culturais, o programa estabeleceu o Fundo de Investimento Cultural e Artístico – Ficart, o Fundo Nacional da Cultura – FNC e Incentivo Fiscal. Esse último, especificamente, trata de uma renúncia fiscal do Poder Público.

“Assim, o proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura e, caso seja aprovada, é autorizado a captar recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda ou empresas tributadas com base no lucro real visando à execução do projeto”, ensina Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago