Economia

Maioria dos entrevistados concorda com idade mínima para aposentadoria

De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, 65% dos entrevistados concordam com o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria pela Previdência Social. Somente 17% dos entrevistados disseram entender que essa idade mínima deve ser superior a 60 anos.

Em fevereiro deste ano, a então presidente Dilma Rousseff informou que, atualmente, a idade média de aposentadoria no Brasil é de 58 anos, abaixo de todos os demais países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, cuja idade média de aposentadoria é de 64,2 anos. O levantamento foi realizado em dezembro do ano passado e ouviu 2.002 pessoas de 143 municípios brasileiros.

Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados preferem mudanças nas regras de aposentadoria para garantir a sustentabilidade do regime, ao mesmo tempo em que 72% querem a equiparação de regras para todos os trabalhadores. De acordo com o diretor da CNI, José Augusto, mudanças de regras para os trabalhadores que estão na ativa são inevitáveis em uma reforma da Previdência.

“A questão é qual a regra de transição. Reforma da previdência, em qualquer país é complexa, difícil, e exige o uso do capital politico”, disse.

Mesmo antes de a pesquisa ser divulgada, a equipe econômica do governo Michel Temer já havia informado que pretende promover uma reforma na Previdência Social. Entre os pontos em discussão pelo presidente em exercício está a definição de uma idade mínima de aposentadoria. Nesta semana, Michel Temer reuniu representantes sindicalistas para discutir propostas de reforma.

Déficit crescente

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a medida é fundamental para o equilíbrio das contas públicas. O déficit da Previdência cresce anualmente e pode ameaçar a aposentadoria de quem está hoje no mercado de trabalho.

“Não se pode mais dizer que uma pessoa de 60 anos seja idosa ou incapacitada para o trabalho. Pelo contrário, o aumento da expectativa e da qualidade de vida da população tem provocado um envelhecimento tardio. Basta lembramos que na década de 50 a expectativa de vida era de apenas 48 anos. Hoje, vive-se, em média, até 74 anos. Além disso, na maioria dos países, a idade mínima para aposentadoria existe e oscila entre 62 e 68 anos, em média”, esclarece Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

View Comments

  • Quem foi entrevistado? Eu não conheço e nem acredito nessa entrevista.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago