Economia

Presidência da República decreta Programa de Parcerias de Investimentos

Por meio do Decreto nº 8.791, o presidente em exercício Michel Temer criou o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI da Presidência da República e aprovou a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão da Secretaria-Executiva. O Conselho do PPI é órgão de assessoramento imediato ao presidente da República no estabelecimento e acompanhamento do PPI.

Dessa forma, cabe ao Conselho definir os serviços prioritários para execução no regime de parceria público-privada – PPP, coordenar, monitorar, avaliar e supervisionar as ações do PPI e apoiar as ações setoriais necessárias à sua execução, sem prejuízo das competências legais dos ministérios, órgãos e entidades setoriais. O Conselho do PPI poderá constituir comitês técnicos para analisar e opinar sobre matérias específicas sob sua apreciação, inclusive com a participação de representantes da sociedade civil. As atividades dos membros do Conselho do PPI, inclusive dos comitês técnicos, serão consideradas prestação de serviço público relevante, não remuneradas.

O Conselho do PPI será presidido pelo presidente da República e integrado pelo secretário-executivo da Secretaria-Executiva do PPI, pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República; pelo ministro de Estado da Fazenda; pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil; pelo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; pelo ministro de Estado do Meio Ambiente; e pelo presidente do BNDES.

Programa de Parcerias de Investimentos

De acordo com o advogado Jaques Fernando Reolon, o Programa de Parcerias de Investimentos foi instituído pelo presidente Michel Temer por meio da Medida Provisória nº 727/2016, com o objetivo de fortalecer a integração entre o Estado e a iniciativa privada por meio de contratos de parceria para executar empreendimentos públicos de infraestrutura e outros de desestatização.

“Na ocasião do lançamento, publiquei artigo destacando dois aspectos na norma que são importantíssimos para que os investidores estrangeiros e os nacionais se sintam seguros para alocar recursos nos referidos empreendimentos: estabilidade das políticas públicas de infraestrutura; e máxima segurança jurídica aos agentes públicos, às entidades estatais e aos particulares envolvidos”, afirma.

Segundo o advogado, a estabilidade das políticas públicas permite aos investidores, com relativa segurança, o planejamento de empreendimentos e a previsão do comportamento de variáveis que interferem no retorno esperado.

“A segurança jurídica é fundamental para a realização dos procedimentos licitatórios. Atualmente, as licitações e os respectivos contratos não produzem segurança jurídica. Ao contrário, afastam boas empresas”, ressalta Reolon.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago