Economia

Dados bancários não podem ser exigidos em licitações, afirma TCU

No processo que deu origem ao Acórdão nº 5.883/2016, o Tribunal de Contas da União – TCU constatou que, em um edital de licitação, havia a exigência de apresentação de dados bancários para aprovação das propostas. A Corte considerou que essa exigência estava em desacordo com a Lei nº 8.666/1993, uma vez que, não consta a possibilidade de a Administração Pública exigir apresentação de dados bancários. Nesse caso, uma das licitantes não apresentou tais dados em sua proposta de preços e foi desclassificada.

O TCU considerou que a exigência de apresentação desses dados é desnecessária. Agravou ainda mais a situação dos agentes públicos a desclassificação da licitante que apresentou a melhor proposta no certame. Embora os agentes tenham apresentado suas justificativas ao TCU sob o argumento de que seguiram o princípio da vinculação ao instrumento convocatório, os ministros consideraram que não foi observada a lei reguladora dos procedimentos licitatórios.

Assim, conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, os agentes públicos envolvidos com as aquisições devem ter cautela para evitar a desclassificação infundada de licitante.

“Além disso, o agente responsável pela redação do edital deve atentar-se para não inserir exigências indevidas e inúteis, infringindo dispositivos da Lei nº 8.666/1993”, alerta.

Exigência de documentos segundo a Lei nº 8.666/1993

Os arts. 27 e seguintes da Lei nº 8.666/1993 relacionam taxativamente quais documentos devem ser exigidos dos licitantes, ou seja, definem quais são os requisitos mínimos de qualificação que podem ser exigidos no edital.

O professor esclarece que, embora o legislador tenha deliberado sobre as exigências mínimas para a habilitação, o gestor público ainda possui certa discricionariedade no momento de aplicar a norma.

“Por isso, é preciso que o gestor tenha cautela para não agir com parcialidade e de modo a ferir os princípios da isonomia e da proposta mais vantajosa”, conclui Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago