Politica

Particular tem direito à devolução da garantia em contratos administrativos

Tanto a pessoa física como a pessoa jurídica pode contratar com a Administração Pública, mas existem algumas regras e critérios. Dentre os preceitos, está o art. 56 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que estabelece que a pessoa física interessada em ser contratada pela Administração Pública poderá ser obrigada a prestar uma garantia contratual caso haja a previsão no edital e no contrato do processo licitatório.

A exigência da garantia serve para que a Administração tenha a certeza de que o contratado irá executar plenamente os objetivos que foram acordados. Dessa forma, o particular poderá escolher uma modalidade de garantia, dentre as quatro previstas no art. 56: caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública; seguro-garantia; e fiança bancária. A propósito, o contratado pode pedir a substituição da garantia a qualquer tempo, que terá a idoneidade analisada pela Administração com base em elementos objetivos.

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o particular que prestar a garantia em dinheiro terá, ao final do contrato, a devolução deste devidamente atualizado, conforme entendimento reiterado do Tribunal de Contas da União – TCU, de que a garantia apresentada nas contratações de obras deve ter o seu valor atualizado nas mesmas condições do contrato.

Prazo estabelecido

A garantia será devolvida ao contratado após a emissão do termo de recebimento definitivo, no prazo identificado em contrato, quando estabelecido. Embora exista decisão do TCU estabelecendo que a garantia não pode ter vigência superior ao contrato, poderá este dispor sobre a devolução da garantia em prazo não superior a dois anos após o término da sua execução. Em caso de omissão do contrato, como regra, devolve-se a garantia após o pagamento da última parcela ou do recebimento definitivo do objeto, o evento que ocorrer mais tarde”, explica Jacoby.

O professor esclarece, também, que se o contrato for rescindindo sem culpa do contratado, dará a ele o direito de ser ressarcido dos prejuízos regularmente comprovados e à devolução da garantia apresentada.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago