Politica

Presidência edita Medida Provisória para fomentar exportações

A Presidência da República editou a Medida Provisória – MP nº 720, que dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, relativo ao exercício de 2015, com o objetivo de fomentar as exportações do País. A União entregará o montante de mais de R$ 1,9 bilhão, dividido em três parcelas iguais, até o último dia útil dos meses de abril, maio e junho de 2016.

As entregas de recursos ocorrerão na forma fixada pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, que poderá prever antecipação de parcelas, desde que observada a isonomia. Do montante dos recursos que cabe a cada estado, a União entregará diretamente ao próprio estado 75% e aos seus municípios 25%.

O Ministério da Fazenda poderá definir regras da prestação de informações pelos estados e pelo Distrito Federal sobre a efetiva manutenção e o aproveitamento de créditos pelos exportadores. O ente federativo que não enviar as informações poderá ficar sujeito à suspensão do recebimento do auxílio.

O advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes explica que o rateio das parcelas entre os municípios obedecerá aos coeficientes individuais de participação na distribuição da parcela do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS dos respectivos estados, aplicados no exercício de 2015.

Expectativa de crescimento

O investimento do Poder Executivo federal na exportação visa ao crescimento econômico e ao aumento do número de exportações. No ano de 2015, houve uma queda no saldo das operações de comércio exterior. A retração na economia brasileira provocou o recuo nas exportações brasileiras e uma expectativa de crescimento inferior para os próximos anos. Com base nessas informações, o Governo Federal editou essa nova Medida Provisória, a fim de tentar atrair o mercado internacional e alavancar as exportações”, observa

Conforme o professor, outras ações podem ser adotadas, como a diminuição de tributos e a criação de incentivos fiscais, que permite que o produto brasileiro tenha condições de competir no mercado internacional sem barreiras fiscais que desestimulem a aquisição do produto.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago