Politica

STN edita regra para a consolidação das contas dos consórcios públicos

A Secretaria do Tesouro Nacional – STN, por meio da Portaria nº 274, estabeleceu normas de consolidação das contas dos consórcios públicos a serem observadas na gestão orçamentária, financeira e contábil, em conformidade com os pressupostos da responsabilidade fiscal. Os consórcios públicos integram a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados.

Dessa forma, o ente da Federação consorciado consignará em sua lei orçamentária anual ou em créditos adicionais, por meio de programações específicas, dotações suficientes para suportar as despesas com transferências a consórcio público. O orçamento do consórcio público deverá discriminar as despesas a serem executadas, observando os critérios de classificação por função, programática, por natureza de despesa e por fonte/destinação de recursos.

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a nova Portaria pretende harmonizar os procedimentos contábeis e os demonstrativos fiscais para obedecer ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal. A LRF estabelece que, além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará a edição de normas gerais para consolidação destas, cabendo ao órgão central de contabilidade da União coordenar enquanto não for implantado o conselho.

A gestão financeira e orçamentária do consórcio deve obedecer às normas de direito financeiro aplicáveis às entidades públicas. Inclusive, por ter o envolvimento de recursos públicos, é necessário que haja elaboração da prestação de contas com dados relativos à execução orçamentária, financeira e patrimonial”, afirma.

Exclusão do ente consorciado

Ademais, a Portaria destaca que em caso de exclusão de ente consorciado ou de extinção do consórcio público, o instrumento previsto no art. 12 da Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, e ratificado por lei de todos os entes consorciados deverá prever as relações jurídicas decorrentes, inclusive as relativas à repartição de ativos e passivos.

Vale ressaltar que, caso o gestor tenha dúvidas no momento de consolidar as contas dos consórcios, poderá acessar o portal da Secretaria do Tesouro Nacional, que disponibiliza vários manuais que detalham as regras para execução do orçamento”, observa Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago