Politica

Senador apresenta quarta versão de projeto que muda a Lei de Licitações

O senador Fernando Bezerra (PSB/PE) apresentará nesta semana a quarta versão do projeto de lei que altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Nessa proposta, o Governo e o Senado Federal uniram forças e preparam um texto que promete ser o mais radical, com mudanças expressivas na norma.

De acordo com o relator, a intenção é tentar unificar posições conflitantes de grupos de interesse no setor de construção civil. As versões anteriores do texto de Bezerra sofreram críticas de entidades ligadas a arquitetos e engenheiros de projetos e de pequenas e médias construtoras, que reclamavam que as mudanças propostas tendiam a beneficiar grandes construtoras. As principais críticas envolviam a permissão total para a contratação integrada e a obrigatoriedade de seguro para conclusão da obra em valores de até 100% do projeto. Agora Bezerra definiu que a contratação integrada será permitida para grandes obras, provavelmente acima de R$ 100 milhões, mas o valor ainda não está fechado.

De acordo com o senador, o seguro deverá ficar em até 30% do valor do projeto. Empresas e seguradoras entendem que, acima de 30%, o seguro encareceria a obra em excesso, sem a segurança de que seria de fato concluída. Bezerra também afirma que acabará com a indefinição sobre nível de projeto. A lei atual fala em licitar obra com projeto básico, mas não define exatamente o que deve conter. A nova lei vai definir o que deve ter o projeto para ser colocado em licitação.

Necessidade de novo marco legal

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a Administração Pública precisa de um novo marco legal para o processo de compras, com menos burocracia e mais mecanismos de combate à corrupção.

“As alterações pontuais na Lei nº 8.666/1993 seguem sendo propostas no Congresso Nacional, o que demonstra que a norma vigente precisa de uma revisão com rapidez. Espera-se que os parlamentares possam votar logo a matéria e dar prosseguimento à modernização das licitações”, ressalta.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago