Politica

Ministério convoca médicos para reduzir atrasos nas perícias do INSS

Por meio da Portaria nº 344, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário determinou o retorno de médicos cedidos a outros órgãos para os seus postos de origem. Peritos médicos previdenciários, supervisores médico-periciais e demais médicos cedidos para as unidades da Defensoria Pública da União — DPU, em todo o território nacional, terão sua cessão interrompida temporariamente. A norma destaca que os médicos deverão comparecer à Gerência-Executiva para reocupação dos postos de trabalho e realização das perícias médicas, afim de reduzir o longo prazo para a realização dos procedimentos.

Ficou estabelecido que, exceto em caso de impedimento legal ou motivo de saúde que inviabilize o atendimento ao público, os servidores deverão exercer as demais atividades permitidas no âmbito das Agências da Previdência Social. O agendamento das atividades de perícia poderá ser realizado no site da Previdência Social. A Previdência informa, porém, que caso não possa comparecer à perícia médica no dia e hora marcados, o usuário pode solicitar a remarcação, uma única vez, até três dias antes da data agendada, comparecendo diretamente na agência antes da data da perícia.

O advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes explica que os segurados da Previdência Social possuem o direito ao recebimento do auxílio-doença a partir do 16º dia de afastamento do posto de trabalho.

“Para a concessão do auxílio, porém, é necessário que o beneficiário passe por uma perícia médica realizada por profissionais do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, a fim de atestar que o trabalhador realmente se encontra incapacitado temporariamente para exercer a sua profissão”, esclarece.

Muitas vezes, porém, o INSS não consegue atender às demandas de perícias existentes, provocando um atraso na realização dos procedimentos e, por consequência, danos aos beneficiários.

“Situações assim foram responsáveis por ações movidas contra o Instituto para a adequação na prestação dos serviços, por isso, é importantíssima a relotação de médicos”, opina Jacoby.

Ação Civil Pública

Em julho deste ano, por exemplo, o Ministério Público Federal de Alagoas ingressou com uma ação civil pública com pedido de liminar contra o INSS e contra a União pedindo que as perícias médicas fossem realizadas no prazo máximo de 30 dias, a partir do requerimento do benefício. A ação destaca, por exemplo, que como a perícia é requisito para a concessão do benefício, caso ela não seja realizada no prazo indicado, o INSS deverá conceder o benefício provisoriamente.

O Ministério Público de Alagoas havia recebido 24 denúncias relativas à demora excessiva na realização das perícias, que demoravam até 180 dias, bem como relatos de atrasos em reagendamentos e outras condutas. A situação não ocorre apenas no estado de Alagoas, também se repete em diversas outras unidades da federação. Os novos médicos retornam aos postos exatamente para tentar evitar tais problemas e normalizar os atendimentos.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

View Comments

  • olá meu nome é Rosy silva castro 46 anos sou paraplégico a 17 anos tenho q fazer perícias tbm ou não

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

4 semanas ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago