Politica

Governo lançará plataforma digital de projetos em infraestrutura

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, e o presidente-executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – Abdib, Venilton Tadini, assinaram ontem, 26, um termo de cooperação técnica para desenvolvimento de uma promissora plataforma digital. O sistema servirá como referência para o planejamento e seleção de projetos de infraestrutura em todo o País.

Chamada de Observatório de Infraestrutura, a plataforma será informatizada e poderá ser acessada via internet de qualquer localidade, permitindo que órgãos e empresas tenham conhecimento de informações do setor. Segundo o Planejamento, serão disponibilizados dados sobre o mercado de infraestrutura, indicadores, projeções, projetos e análises setoriais feitas por especialistas. A meta é ampliar a capacidade analítica dos interessados em adentrar nas obras voltadas ao setor público, além de atrair mais investimentos para a área.

Dyogo Oliveira explicou que o sistema dará mais embasamento ao gestor público, que poderá analisar os projetos que apresentem índices melhores, o que contribuirá para a seleção da proposta mais vantajosa do ponto de vista econômico, financeiro e ambiental dos empreendimentos. Será possível, por exemplo, acessar o quadro geral da oferta de infraestrutura instalada no país, nas regiões e em cada estado. Cada empreendimento terá uma ficha com informações cadastrais, operacionais e financeiras essenciais. Outros dados e indicadores, bem como variações de preço no mercado, serão inseridos de forma detalhada.

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, é fundamental parabenizar os gestores que buscam na tecnologia a solução para os problemas cotidianos.

“Uma plataforma como esta dará mais segurança para o servidor e mais transparência para o segmento da Construção Civil, tão degradado nos últimos anos pela espetacularização do Direito”, ressalta.

Ferramenta estratégica

Para o professor, se a promessa for cumprida, o gestor terá uma ferramenta estratégica que dará embasamento para a seleção de projetos, podendo inclusive planejar de forma integrada as obras.

“Por exemplo, ao construir uma rodovia, já saber qual seria o custo da pintura das faixas, da manutenção e da iluminação pública. Sem contar que todas as empresas interessadas em contratar com o governo farão parte do Observatório, garantindo mais participação e atraindo potenciais investimentos para um setor extremamente promissor do Brasil. Vamos aguardar ansiosamente o lançamento para analisarmos melhor essa inovação tecnológica”, observa Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago