País

TCU lança cartilha sobre fiscalizações dos Jogos Olímpicos de 2016

O Tribunal de Contas da União – TCU lançou a 4ª edição da cartilha O TCU e as Olimpíadas, que traz uma consolidação das auditorias realizadas até maio deste ano e aponta situações que, pela importância, ainda serão objeto de controle mesmo após o encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. De acordo com o presidente do TCU, Aroldo Cedraz de Oliveira, foram vultosos os recursos investidos, e cabe ao Tribunal verificar sua regular aplicação.

Para Cedraz, a publicação é bastante oportuna, pois a análise da atuação da Corte de Contas é importante neste momento, tendo em vista que os Jogos Olímpicos ocorreram com sucesso e que se espera o mesmo êxito em relação aos Jogos Paraolímpicos, que utilizarão a mesma estrutura.

“Tal sucesso pode ser creditado às ações conjuntas e ao cumprimento de orientações emanadas dos trabalhos de fiscalização realizados pelo Tribunal, bem como da interação constante mantida com representantes de unidades jurisdicionadas, organizadores e demais os atores envolvidos em todo esse processo”, acrescentou.

O relator dos processos relacionados aos Jogos Olímpicos é o ministro Augusto Nardes.

Eficiência das ações

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o objetivo dessas fiscalizações é a verificação da regularidade e da eficiência das ações, assim como, especialmente, a avaliação de riscos quanto à entrega dos produtos e serviços no tempo hábil para a realização dos Jogos.

Essa é uma das funções do TCU, pois a Constituição Federal conferiu o papel de auxiliar o Congresso Nacional no exercício do controle externo. As competências privativas do Tribunal constam dos arts. 71 a 74 e 161, entre as quais se destacam: realizar inspeções e auditorias por iniciativa própria ou por solicitação do Congresso Nacional; fiscalizar a aplicação de recursos da União repassados a estados, ao Distrito Federal e a municípios”, explica Jacoby.

Além das atribuições previstas na Constituição, o professor ressalta que várias outras têm sido conferidas ao Tribunal por meio de leis específicas.

“Destacam-se, entre elas, as estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, pela Lei de Licitações e Contratos e, anualmente, pela Lei de Diretrizes Orçamentárias”, conclui Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago