Economia

Transparência divulga regulamento do IV Concurso de Boas Práticas

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, que hoje engloba as atribuições da Controladoria-Geral da União, aprovou o regulamento do IV Concurso de Boas Práticas por meio da Portaria nº 1.256/2016. O concurso, já tradicional na Administração Pública, reconhece iniciativas do Poder Executivo Federal que apresentem inovações na atividade governamental.

O prêmio observa ações de fortalecimento dos controles internos; aprimoramento das auditorias internas; promoção da transparência; aprimoramento das atividades de ouvidoria; e aprimoramento das apurações disciplinares e de responsabilização de entes privados. As três melhores iniciativas de cada uma dessas cinco categorias serão premiadas. O concurso inicia-se em 18 de julho e o resultado final será publicado em 1° de dezembro deste ano.

O regulamento determina que não poderão participar iniciativas premiadas nas edições anteriores do concurso, porém, é possível que órgãos e entidades já premiados participem, basta que apresentem práticas distintas daquelas anteriormente premiadas e que não configurem apenas melhorias e incrementos dessas.

Inscrições das Boas Práticas

Para participar, o responsável indicado pelo dirigente máximo do órgão ou entidade deverá preencher uma ficha de inscrição. Cada órgão ou entidade só pode inscrever no máximo cinco práticas. A mesma prática não poderá ser registrada em mais de uma categoria, acarretando a desclassificação pela comissão organizadora em todas as categorias inscritas. As inscrições são gratuitas e deverão ser enviadas, em formato PDF, para o endereço eletrônico praticas.concurso@cgu.gov.br.

Entre as etapas de concurso, está prevista uma avaliação in loco, etapa na qual poderão ser realizadas reuniões presenciais ou telepresenciais, visitas técnicas aos órgãos ou entidades a fim de certificar a veracidade das informações apresentadas e outros levantamentos necessários à regular avaliação. As práticas apresentadas serão avaliadas em relação à criatividade e inovação, custo-benefício, impactos da iniciativa e contribuição para a efetividade e simplicidade e replicabilidade.

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, entre os critérios elencados para a avaliação e escolha das práticas vencedoras, talvez os mais importantes sejam simplicidade e replicabilidade.

“O potencial de uma iniciativa mais simples ser utilizada por diversos outros órgãos é fundamental para que o concurso cumpra a função de disseminar ações de aperfeiçoamento da Administração Pública”, afirma.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

2 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

2 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago