Economia

TCU encontra irregularidades em pregão do Instituto do Patrimônio Histórico

O Tribunal de Contas da União – TCU analisou representação contra o pregão eletrônico promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico NacionalIphan para contratação de serviços de impressão. O Tribunal constatou que houve desclassificação das licitantes em momento anterior à fase de lances em decorrência da oferta de valores acima do preço orçado. O procedimento violou a legislação que estabelece que o exame da proposta classificada em primeiro lugar, referente à compatibilidade do preço ofertado diante do estimado, deve ocorrer após o encerramento da etapa de lances.

O pregão prevê serviços de locação de equipamentos e fornecimento contínuo de suprimentos e consumíveis de impressão. A licitação foi homologada pelo montante negociado de R$ 1,8 milhão, e o contrato assinado pelo valor anual de R$ 1,7 milhão. A prática adotada pelo pregoeiro, além de contrária à legislação, está em desacordo com a jurisprudência do TCU e com o próprio edital do certame. Além disso, teria ocasionado a exclusão indevida de quatro das sete empresas que apresentaram propostas.

Apesar da desclassificação indevida de licitantes, antes da fase de lances, e da existência de impropriedade na elaboração da pesquisa de preços, o Tribunal concluiu que a licitação não foi antieconômica. Isso porque o preço global ofertado pela empresa vencedora situou-se em patamar inferior à média das três atas de registro de preços utilizadas na pesquisa de mercado. Assim, o TCU informou ao Iphan sobre as impropriedades detectadas, para evitar outras ocorrências semelhantes, e determinou que o órgão não prorrogue o contrato e não permita novas adesões à ata decorrente do pregão.

Pregão: modalidade de licitação

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o pregão é uma modalidade da licitação e pode ser conceituado como o procedimento administrativo por meio do qual a Administração Pública, garantindo a isonomia, seleciona fornecedor ou prestador de serviço, visando à execução de objeto comum no mercado, permitindo aos licitantes, em sessão pública presencial ou virtual, reduzir o valor da proposta por meio de lances.

“O pregão foi introduzido no ordenamento jurídico pela Medida Provisória nº 2.026/2000, inicialmente restrito à União. Em 2002, resultado da conversão em lei, o pregão foi promulgado como modalidade de licitação e passou a abranger União, estados, Distrito Federal e municípios”, explica Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago