País

Conselho Superior da Procuradoria Geral do DF realiza sessões virtuais

Por meio da Resolução nº 19/2018, a Procuradoria Geral do Distrito Federal – PGDF estabeleceu as regras para a realização de sessões virtuais do Conselho Superior da Procuradoria. O texto prevê que as pautas das sessões virtuais deverão ser amplamente divulgadas pelo prazo mínimo de 48 horas antes do horário designado para o início da sessão. Apenas processos que tramitem por meio de sistema eletrônico poderão ser incluídos na pauta de sessões virtuais. As sessões virtuais serão designadas preferencialmente para dias úteis e serão abertas preferencialmente no horário de expediente.

Em relação à defesa dos interessados no processo, a norma prevê que o “interessado no processo sob julgamento será intimado da inclusão do processo de seu interesse na pauta de sessão virtual, inclusive por meio eletrônico idôneo que garanta a comprovação do recebimento e leitura, no mínimo 48 horas antes do horário previsto para início da sessão”.

Ainda, o interessado poderá requerer a retirada do seu processo da pauta de sessão virtual, a fim de que seja pautado para sessão presencial, caso em que deverá apresentar requerimento à Secretaria Executiva, por qualquer meio, até uma hora antes do horário designado para o início da sessão virtual.

Dessa forma, o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes destaca que a utilização de meios virtuais para facilitar o diálogo com a sociedade está cada vez mais fazendo parte da relação entre Estado e administrados.

Exemplos em vigor

Disponibilização de serviços pela internet, comunicações virtuais, incluindo a utilização de redes sociais, são uma tendência da Administração. A utilização dessas ferramentas já pode ser vista no Judiciário também. Em agosto de 2013, por exemplo, a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça – STJ, inaugurou a audiência virtual com advogados feita por videoconferência. Estava ali plantada a semente que viria a ser materializada no texto do Código de Processo Civil atualmente em vigor”, afirma Jacoby Fernandes.

Este ano, foi a vez de a Turma Nacional de Uniformização – TNU, dos Juizados Especiais Federais, publicar regras para a utilização da videoconferência pelos advogados. Assim a TNU estabeleceu que

“os pedidos de sustentação oral por videoconferência para as sessões de julgamentos da Turma Nacional de Uniformização deverão ser realizados até às 16 horas do dia anterior à data da sessão de julgamentos, a fim de viabilizar a solicitação prévia de providências às Seções Judiciárias da localidade do domicílio profissional do advogado solicitante”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago