Economia

STF obriga TCU a reagendar julgamento marcado em cima da hora

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal – STF, proferiu uma liminar em que impede o Tribunal de Contas da União – TCU de julgar uma ação envolvendo o Serviço Social do Comércio no Rio de Janeiro – Sesc/RJ por não ter pautado o caso 48 horas antes do julgamento, como determina seu regimento interno. No pedido ao STF, o Sesc/RJ afirmou que o ato do TCU afronta o princípio do contraditório.

Ao deferir a liminar, o ministro explicou que “ainda que seja prescindível a publicação em órgão oficial da inclusão em pauta de julgamento de embargos de declaração ou agravo, exige-se a prévia divulgação da pauta de julgamento no sítio eletrônico e no Boletim do TCU, em homenagem mínima ao princípio do contraditório e à garantia de que a pessoa, física ou jurídica, cujas contas serão objeto de apreciação, não será indevidamente surpreendida”.

De acordo com o magistrado, mesmo que as partes não tenham direito a fazer sustentação oral, a pauta deve ser divulgada com certa antecedência porque ainda há possibilidade de apresentarem memoriais, tentarem

“despachar com os julgadores e se manifestarem sobre questões fáticas durante a sessão de julgamento de embargos de declaração e agravo”.

Prejuízo ao direito de defesa das partes

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes. o regimento interno do TCU é claro ao determinar que nenhum processo que lá tramita poderá ser levado a julgamento sem que seja previamente incluído em pauta, a qual deve ser divulgada com até 48 horas de antecedência.

Essa imposição impede que as partes sejam surpreendidas, em respeito à “garantia da não surpresa”, definida nos arts. 9º e 10º do Código de Processo Civil de 2015. Assim, entendo que seria desarrazoado pautar, de tal modo, processos que tenham o poder de interferir negativamente na esfera de interesses da pessoa jurídica fiscalizada e prejudiquem o direito de defesa das partes”, explica Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 mês ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

2 meses ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

3 meses ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

3 meses ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

3 meses ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

3 meses ago