Lula se encontra com Presidente argentino para discutir empréstimos aos Hermanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reuniram na tarde desta terça-feira (2) na residência oficial do Palácio da Alvorada para discutir a situação econômica do país vizinho e possíveis linhas de crédito para empresas argentinas que compram produtos exportados por companhias brasileiras.

Participaram do encontro importantes autoridades brasileiras, como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A Argentina é um dos principais parceiros econômicos do Brasil, ficando atrás somente de China e Estados Unidos em 2021. No entanto, o país governado por Fernández enfrenta uma forte crise na economia, com a cotação do dólar batendo recordes em comparação ao peso e a inflação atingindo o maior percentual em 30 anos, com um índice de 104% ao ano.

Entenda mais sobre o cenário argentino aqui.

Diante desse cenário, o governo argentino busca alternativas para enfrentar a crise e fortalecer a economia do país. Uma das ações é a possibilidade de linhas de crédito por parte do Brasil, que teriam garantias e seriam destinadas a empresas argentinas que compram produtos exportados por companhias brasileiras.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou antes do encontro que as linhas de crédito em discussão poderiam ser executadas no caso de não pagamento pelos compradores de produtos brasileiros, o que traria maior segurança para a realização das transações comerciais.

O encontro entre Lula e Fernández demonstra a importância das relações entre Brasil e Argentina, que têm uma longa história de cooperação e parceria. Lula e Fernández são aliados políticos e já se encontraram em outras ocasiões, como na posse de Lula em 1º de janeiro e em uma visita do petista quando estava preso em Curitiba (PR), em razão de uma condenação na Operação Lava Jato.

Em janeiro deste ano, Lula também visitou Buenos Aires, em sua primeira viagem internacional como novo presidente do Brasil.

A cooperação entre os dois países é fundamental para a estabilidade econômica e política da América do Sul, e a possibilidade de linhas de crédito para a Argentina pode ajudar a fortalecer as relações comerciais entre os dois países, beneficiando empresas e trabalhadores de ambos os lados da fronteira.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *