Relatório final sobre a quebra do Silicon Valley Bank deve sair hoje

O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, deve divulgar nesta sexta-feira (28) as conclusões de sua investigação sobre o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) no mês passado.

A falência do SVB, a segunda maior da história dos Estados Unidos, causou repercussões em todo o sistema bancário global.

Segundo Michael Barr, principal regulador bancário do Fed, a falência do SVB foi “um caso clássico de má administração”. Quando a economia se recuperou durante a pandemia, o SVB experimentou um influxo de depósitos de seus clientes que trabalhavam principalmente em tecnologia e capital de risco.

“Caso clássico de má administração”

O banco investiu esse dinheiro em títulos de longo prazo, como títulos.

Mas o SVB falhou em gerenciar efetivamente o risco de taxa de juros desses títulos ou desenvolver ferramentas, modelos e métricas eficazes de medição de risco de taxa de juros.

O relatório deve revisar o crescimento e a administração do SVB, o envolvimento de supervisão do Fed com o banco e os requisitos regulatórios aplicados ao banco.

Além disso, o texto destaca que o relatório do Fed provavelmente proporá uma regulamentação bancária mais restritiva, incluindo o retorno aos requisitos anteriores a 2019, que permitirão que bancos do tamanho do SVB contornem certos requisitos de capital e liquidez aos quais estavam sujeitos antes de 2019.

O relatório também pode transferir a culpa para reguladores e supervisores do Fed, que serão submetidos a uma “autoavaliação” para determinar se algum supervisor ou regulador do Fed está em falta.

O texto sugere que o relatório pode recomendar a alteração do processo para elevar os supervisores de problemas identificados na cadeia de comando.

No geral, o colapso do Silicon Valley Bank teve repercussões significativas em todo o sistema bancário global, e o relatório do Fed será uma ferramenta importante para entender as causas do colapso e propor medidas para evitar futuros colapsos bancários.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *