Experiência em Seul como delegado das Filipinas
Congresso Mundial de Esportes Tom estava em frente ao Complexo Olímpico de Seul, na Coreia do Sul, onde no dia
Ler maisTom Randall jogou em mais de 2.000 jogos internacionais de basquete em culturas e países fascinantes como China, Austrália, Coréia, Cingapura, Hong Kong e suas amadas Filipinas.
Ele é bilíngue, fluente em tagalo (a língua nacional das Filipinas) e familiarizado com muitas culturas e idiomas do Sudeste Asiático.
Tom cresceu praticando muitos esportes diferentes nas ultracompetitivas (e muitas vezes perigosas) ligas públicas de ensino médio do centro da cidade de Detroit, Michigan.
Resistindo aos efeitos das drogas, do crime, dos tumultos de 1968 e da violência que desintegrou uma outrora orgulhosa e próspera Motor City, ele desenvolveu habilidades e atributos que aprimorariam sua carreira atlética e, finalmente, 47 anos de ministério frutífero.
Seu amor por esportes competitivos e sucesso nas quadras resultou na oportunidade de uma bolsa de estudos para jogar na Judson University em Elgin, Illinois.
Tom amava o belo campus de Judson situado às margens do rio Fox, o corpo discente, o corpo docente e prosperou no ambiente mais estável e pacífico de lá.
Tom teve dois treinadores de basquete maravilhosos enquanto estava na Judson. Um deles foi Dick Helm, que apresentou a Tom as coisas do Senhor, incluindo a Bíblia e como seria uma vida vivida para Cristo. O técnico Helm foi para o Wheaton College e depois para a NBA como assistente de Lenny Wilkens em Seattle, Cleveland, Nova York, Toronto e Atlanta. O segundo treinador veio para o último ano de Judson Tom. Jim Sziksai foi outro exemplo maravilhoso de cristão para Tom. O técnico Sziksai apresentou a Tom a ideia de jogar basquete para Cristo.
Tom se formou na Judson University como o artilheiro de todos os tempos da escola no basquete e liderou o país em pontuação como sênior com média de 31,5 pontos por jogo. Seu amor pela competição foi evidenciado por também se destacar em cross country, futebol e golfe em Judson. Os recordes esportivos de Tom em Judson ainda permanecem quase cinco décadas depois e ele foi o primeiro atleta de Judson introduzido em seu Hall of Fame (esportes). Judson o nomeou Alumni of the Year em 1981 e mais tarde ele receberia um doutorado honorário em Humanidades em reconhecimento à sua carreira no ministério de esportes no exterior.
Mas a maior experiência de Tom, de longe, foi ser levado a Cristo por seu treinador de basquete, Jim Sziksai. Seu coração e sua vida mudaram para sempre e o lançaram na fabulosa vida do ministério de esportes.
Depois de se formar em 1976, Tom aceitou um convite para jogar basquete no time Sports Ambassadors, indo para Taiwan por cinco semanas. A equipe estaria compartilhando Cristo em todo o país e jogando contra sua seleção nacional e equipes profissionais.
Em um determinado dia de folga, ele foi convidado a falar nas montanhas sobre sua fé em Cristo. Ele concordou e ficou feliz em ver mais pessoas e campos. Uma longa viagem de carro até um prédio isolado que parecia uma prisão deu a Tom o choque de sua vida.
Kauchung Leprosarium era o lar de 267 leprosos em vários estágios da doença mortal e hedionda. Com medo e trepidação, Tom enfiou as mãos nos bolsos (determinado a mantê-las lá) e foi conduzido pelos portões até uma sala maior onde todos os leprosos estavam reunidos para ouvi-lo falar.
Ele imediatamente sentiu compaixão olhando para a multidão de pessoas sofrendo os efeitos destrutivos da lepra. Tom ficou bastante surpreso ao ver todos esses leprosos cumprimentando-o com sorrisos de alegria!
Depois de falar, ele foi apresentado a um homem mais velho com lepra. Ele era o líder e era admirado por todos dentro e fora do leprosário. O Sr. Tsai viveu na colônia por mais de 25 anos e os estágios avançados da doença eram óbvios por sua aparência.
Apesar de estar de muletas e sem todos os dedos, a alegria de Jesus brilhava em seu rosto e sorriso. Ele disse a Tom que todos eram seguidores de Jesus naquele lugar e o lembrou de que ele não deveria julgá-los por sua aparência externa, mas pelo amor de Deus em seus corações.
O Sr. Tsai também disse a Tom que iria orar por ele todos os dias porque o basquete deu a Tom a oportunidade de contar às pessoas em todo o mundo as Boas Novas de Jesus.
Ainda mais surpreendente foi que o Sr. Tsai era o melhor entalhador de Taiwan! Eles prendiam as facas de trinchar em seus pulsos, e ele esculpia animais, móveis e bustos com tanto profissionalismo que vendiam seu trabalho em todo o mundo.
O dinheiro da venda de seu trabalho pagou comida, remédios, roupas, aquecimento e utilidades para os 267 residentes do Leprosário de Kauchung.
A vida, o trabalho, o testemunho e o desafio do Sr. Tsai inspiraram a decisão de Tom de servir ao Senhor em tempo integral.
Ele passou 47 anos compartilhando a mensagem do Evangelho da redenção em todo o mundo.
O Rev. Dr. Tom Randall dedicou sua vida a usar esportes para encontrar um terreno comum com atletas de muitas culturas em muitos países, esperando ganhá-los para Cristo.
Tom jogou mais de 2.000 jogos de basquete amadores, profissionais e internacionais.
Já tocou em escolas, estádios, presídios, acampamentos militares, em pequenos vilarejos e em grandes cidades. Ele se tornou conhecido por ser um missionário jogador de basquete para Cristo!
Congresso Mundial de Esportes Tom estava em frente ao Complexo Olímpico de Seul, na Coreia do Sul, onde no dia
Ler maisEles ainda estavam limpando poças de água da quadra encharcada de chuva quando o time de basquete parou para jogar
Ler mais