Adolescentes estão bebendo cada vez mais cedo

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% de jovens entre 13 a 15 anos já experimentaram bebidas com teor alcoólico e 22% já tiveram episódios de embriaguez na vida. Os dados alertam para um grave problema na adolescência brasileira: o alcoolismo.

Mesmo com a proibição da venda e consumo de álcool entre jovens no país, a lei continua sendo burlada pela ganância de comerciantes e a falta de fiscalização assídua do poder público. Por isso, especialistas indicam que a orientação dos pais, professores e amigos podem ser grandes aliados no combate ao alcoolismo na adolescência.

“A questão é que, atualmente, festa de adolescentes sem bebida alcoólica parece que não tem graça. Já vi muitos deles insistindo – ‘Pai, se na minha festa não tiver alguma coisa para beber, meus amigos não vão’, isso aos 13 anos e não aos 17, 18 anos. Conheço um pai que acabou cedendo e permitiu que servissem uma bebida fraquinha na festa do filho. Mesmo assim, um dos convidados exagerou na dose e passou mal. No dia seguinte, o pai desse garoto foi reclamar na escola da irresponsabilidade do outro que tinha oferecido bebida para quem não estava acostumado e não sabia qual era o momento de parar”, alerta o médico hebiatra, Mauricio de Souza Lima, em entrevista ao doutor Drauzio Varella.

O diálogo e um relacionamento aberto serve para que o jovem exponha seus desejos e preocupações. Ao mesmo tempo dá a chance do adulto expor os riscos do uso do álcool. Porém, advertem os especialistas, é necessário muito cuidado no tato do tema. É importante tratar o assunto de forma positiva e não com ameaças.

“É fundamental destacar que eles devem começar em casa. Muitos pais dão mau exemplo, quando se vangloriam de que secaram uma garrafa de uísque ou não sei quantas latinhas de cerveja no fim de semana. Os filhos chegam à adolescência ouvindo isso de uma pessoa que lhes serve de referência, o que de certa forma acaba incentivando-os a consumir álcool”, salienta ainda o médico.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *