Tremores no Chile são sentidos no Brasil

O terremoto de magnitude 8,3 que atingiu o Chile nesta quarta-feira (16) pode ser sentido também no Brasil, nos estados de São Paulo e no Rio Grande do Sul. Em Santa Maria (RS), pelo menos dois blocos foram desocupados por moradores. Os bombeiros do litoral paulista confirmaram pelo menos 100 chamados informando sobre tremores.

O terremoto atingiu o Chile no fim da tarde desta quarta-feira (16) e levantou a possibilidade de um tsunami no país. Nesta quinta-feira (17), porém, o governo chileno retirou o alerta de que as ondas gigantes atingissem a costa. Cinco pessoas morreram e mais de um milhão deixaram suas casas.

Por enquanto, as autoridades locais ainda determinaram a evacuação das áreas litorâneas. Em 2010, O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o país deixou centenas de mortos.

Presidente do Chile

A presidente chilena, Michelle Bachelet, decretou zona de catástrofe na província de Choapa, epicentro do tremor. Ela viajará nas próximas horas para as regiões mais afetadas. Ou seja, a área está sob comando militar e receberá mais recursos para atender a comunidade.

“Sabemos que há cidades onde há muitas casas que tiveram danos importantes e queremos fazer uma avaliação precisa no terreno”, disse a chefe de Estado.

As Forças Armadas chilenas e a polícia militar estão supervisionando as regiões afetadas com o auxílio de helicópteros. “As medidas foram tomadas muito rapidamente, o foco foi a proteção das pessoas e o esvaziamento das áreas litorâneas”, explicou ainda Bachelet.

O terremoto aconteceu próximo de um feriado prolongado nacional do Chile. Por isso, a presidente afirmou que as autoridades “avaliarão nesta quinta a pertinência das atividades das festividades nacionais”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *