PGR pede arquivamento de inquérito do senador Anastasia

Nesta sexta feira dia 28 de agosto, foi arquivado o inquérito sobre o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) pelo então Rodrigo Janot (Procurador Geral da República), que esta a frente das investigações da Operação Lava Jato junto ao Supremo Tribunal Federal O órgão argumentou que não havia “elementos mínimos” para prosseguir com a investigação. O Tucano foi mencionado como beneficiário de R$ 1 milhão de propina. Seu advogado, no entanto, Maurício Campos, disse que já imaginava que o caso seria encerrado.

O parlamentar com esse pedido, poderá se livrar de acusações no caso. O arquivamento ainda vai depender de despacho do ministro Teori Zavascki, que supervisiona o andamento do inquérito no STF. É praxe que, diante de pedidos de arquivamento do Ministério Público, que conduz o inquérito, o Supremo siga a recomendação e encerre a investigação.

Antonio Anastasia começou a ser investigado a partir do depoimento do policial federal afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, o “Careca”. Ele disse que em 2010, a mando do doleiro Alberto Youssef, entregou R$ 1 milhão nas mãos de Anastasia numa residência em Belo Horizonte, no período em que o tucano disputava o governo de Minas Gerais.

O próprio Alberto Youssef desmentiu a acusação, em depoimento realizado a partir de uma delação premiada, disse nunca ter pedido a Careca para entregar dinheiro a Antonio Anastasia.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *