Carolina Alves de Queiroz da dicas em blog sobre paisagismo

Apos cursar Engenharia Florestal, a blogueira que tinha como passatempo o cultivo de um diversificado jardim, decidiu focar na área de paisagismo. Atuando na área de planejamento e produção de áreas verdes em residências e corporações, Carolina Alves de Queiroz resolveu dividir a paixão e conhecimento criando o blog Queiroz Natura.

“Há muito tempo tinha essa vontade de compartilhar meus achados e experiencias, não só na jardinagem como nos projetos de paisagismo que desenvolvo, o blog veio não apenas para expor minhas ideais, mas para também ter uma troca com pessoas que compartilham da mesma paixão, pois os apaixonados por plantas irão me entender, a gente quer compartilhar, trocar experiencias… e com o blog isso se torna bem mais pratico”, explica a paisagista.

O site produz diversos artigos não só sobre jardinagem e cultivo, mas também dicas para quem quer praticar a atividade com crianças, por exemplo.

Carolina Alves de Queiroz - Como criar uma horta com crianças
Como criar uma horta com crianças – Queiroz Natura

Cuidando da mente com ajuda da jardinagem

Costumo dizer que jardinagem é terapia, foi comprovado que o fato de cuidar das plantas, mexer com a terra, cortar, regar entre outros, tudo isso tem um efeito muito positivo em nossa saúde mental, tanto que tem até nome, terapia horticultural”, relata Carolina Queiroz.

A Universidade do Alabama, Estados Unidos, no ano de 2011, desenvolveu um programa chamado Harvest for Health ( colheita pela saúde) que tinha por objetivo compreender o quanto a terapia horticultural pode beneficiar pacientes com câncer. O programa acompanhou 12 crianças e adultos com a doença, que começaram a jardinar.

Em 90% dos casos, observou-se melhorias em agilidade, resistência e força. Os pesquisadores perceberam ainda que, com a prática, a alimentação melhorou: 40% pacientes passaram a comer pelo menos uma poção de frutas e vegetais por dia. A terapia também se mostrou eficiente contra doenças como a depressão, autismo e esquizofrenia.

Ferramentas de jardinagem para iniciantes - Carolina Alves de Queiroz
Ferramentas de jardinagem para iniciantes – Queiroz Natura

A autora compartilha também muitas dicas e opções de jardinagem com crianças.

“Acho interessante incentivar as crianças desde cedo a mexer com a terra, o cultivo, a gente acaba transformando tudo em brincadeira e isso ajuda e muito a criança a se investir na atividade. Acaba sendo também uma terapia para a criança, que também se beneficia de muitas maneiras, principalmente na alimentação. Quando a criança sabe que ajudou a produzir aquele alimento, ela acaba provando com mais facilidade”, explica Carolina.

A autora convida a todos que gostem de paisagismo, cultivo e natureza a visitarem o site, que esta sempre atualizado com dicas e artigos para os apaixonados pelo tema. “Sera com grande prazer ouvir as idéias e poder fazer essa troca de experiencia com os leitores”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *