Quais são os ramos da economia que tem se desenvolvido apesar da crise?

O Brasil já vem há alguns anos passando por uma crise econômica e política que tem afetado diversos ramos, mas ainda existem maneiras de investir em negócios que tem dado certo apesar deste momento difícil do país.

Confira abaixo quais são alguns ramos da economia em que ainda é seguro investir apesar da crise que assola o país.

Entretenimento

Nos períodos difíceis, as pessoas costumam buscar por atividades de entretenimento, para se divertir e esquecer um pouco dos problemas cotidianos. Por isso, o mercado de games tem crescido muito, e, mesmo com a crise, o Brasil é líder neste segmento na América Latina, com faturamento de 1,5 bilhão em 2018.

No entanto, a maior parte deste faturamento ainda é de games e aplicativos que são produzidos no exterior, pois o Brasil ainda não consegue competir com as grandes empresas mundiais. Alguns jogos que são muito populares entre os brasileiros são os clássicos de cassino como black jack, roleta ou caça níquel, além de outros como League of Legends e Minecraft.

O entretenimento também está relacionado com outros setores como o de bares e casas de eventos. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos, esse mercado cresce, em média, 14% ao ano, mesmo diante dos problemas que o país tem enfrentado.

Ramos da economia - Entretenimento
Fonte: Pixabay

Tecnologia

Não é difícil perceber que estamos rodeados pela tecnologia atualmente, e não há crise que possa fazer as pessoas pararem de usar a Internet e os aparatos tecnológicos. Por isso também esse é um dos setores que mais geram empregos atualmente.

De acordo com dados recentes que foram divulgados pelo Observatório Softer, o setor cresceu acima do PIB no Brasil entre os anos de 2007 e 2016, o que demonstra que esse é uma área que tem se mantido forte ao longo do tempo.

Cosméticos

Esse setor é conhecido como ramo dos “não medicamentos” e engloba cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. O mercado da beleza sempre foi muito forte entre os brasileiros, e, nos últimos anos, ele demonstrou que, apesar da crise, o ramo consegue se manter firme e ser um grande gerador de empregos.

E não pense que são somente as mulheres que impulsionam este mercado, pois o segmento masculino tem tido um crescimento significativo ao longo dos anos, já que os homens cada vez mais têm assumido seu lado vaidoso.

Saúde

A área da saúde também costuma estar sempre contratando, pois mesmo em períodos de crise esse é um item essencial, com o qual as pessoas não deixam de gastar dinheiro. Afinal o SUS muitas vezes não atende às necessidades dos usuários, e os que podem pagar, se vêem obrigados a optar por um plano de saúde.

Além disso, infelizmente, o número de atendimentos costuma aumentar nesses períodos, pois as pessoas sofrem com o esgotamento mental e isto pode refletir na saúde física.

Outro fenômeno que tem contribuído para que esse setor esteja se desenvolvendo cada vez mais é o envelhecimento da população devido ao aumento da expectativa de vida no Brasil.

Por isso, se você deseja investir no Brasil neste momento de crise, ou se está buscando por um trabalho, preste atenção nessas áreas, pois pode ser que encontre uma boa oportunidade.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *