Vila Olímpica é reprovada por deleção da Austrália

Recém inaugurada, neste domingo (24), a Vila Olímpica (ou Vila dos Atletas) da Rio 2016 já é centro de polêmicas mundo afora. A delegação da Austrália, por exemplo, deixou o local para ir a um hotel e publicou um comunicado em que diz: nos prédios há cheiro de gás, vazamento de água e defeitos na eletricidade. As informações são do site G1.

Imagens reveladas pelo site mostram algumas das falhas. Uma delas mostra a ausência do extintor de incêndio em um dos andares. Em outra, a fiação está exposta, para fora da parede, em um dos quartos. E pior: segundo voluntários, os problemas ocorrem também em vários blocos da vila.

Segundo o comunicado australiano, entre os problemas encontrados havia também escadas escuras, sem iluminação instalada e andares sujos, necessitando de uma “limpeza profunda”.

“Ontem à noite [sábado], decidimos fazer um ‘teste de estresse’, onde torneiras e banheiros foram ativados simultaneamente em apartamentos em vários andares para ver se o sistema poderia aguantar, como se todos os atletas já estivem nos quartos. O sistema falhou. A água desceu pelas paredes, havia um forte cheiro de gás em alguns apartamentos e houve ‘curto-circuito’ na fiação elétrica (…) A vila simplesmente não é segura”, destaca a nota.

O diretor de comunicação do Comitê Olímpico, Mário Andrada, disse à GloboNews, porém, que os problemas devem ser solucionados até a o meio da semana que vem.

“São problemas de construção. De certa forma típicos de apartamentos novos, principalmente vazamentos e pequenos curtos circuitos da rede elétrica, que não estava perfeita. A gente uma força tarefa que está trabalhando 24 horas, hoje ela chega a 500 homens. E a gente deve resolver todos os problemas até a metade da semana”, afirmou.

Segundo Andrada, além da Austrália, o time da futebol feminino da Suécia também não quis ficar, agora, na Vila dos Atletas. “Também é uma forma de eles deixarem claro que precisa arrumar logo e fazer um pouco de pressão na construtora que é responsável pela entrega dos prédios e dos problemas”, apontou.

O Comitê informou que 900 pessoas estão hospedadas na Vila Olímpica, sendo 200 atletas, de 66 Comitês Olímpicos, entre os quais EUA, Grã Bretanha e França.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *