Roberto Kalil Filho alerta : “Estilo de vida pode ser ameaça à saúde”
Segundo Roberto Kalil Filho, o segredo de uma pessoa saudável são os bons hábitos. As rotinas, os hábitos, os padrões de consumo, a comida preferida, o transporte do dia-a-dia, a maneira de se relacionar com as pessoa. É o cotidiano que define se uma pessoa é ou não saudável.
“O estilo de vida pode ser a maior ameaça à saúde na atualidade. A maioria das pessoas não se exercita e lida com estresse constante no dia-a-dia. Não se preocupa com a saúde”, alerta o cardiologista Roberto Kalil Filho, diretor do Instituto do Coração (InCor) de São Paulo.
As principais medidas para mudar o estilo de vida são dicas simples: exercícios regulares, dieta equilibrada em nutrientes, não fumar, não usar drogas e não ingerir álcool em excesso. Saúde preventiva, controle do peso, controle do percentual de gordura também são grandes aliados da vida saudável.
Doenças cardiovasculares x estilo de vida
A medicina já comprovou que existe uma associação direta entre doenças cardiovasculares e o estilo de vida. Ataques cardíacos, infartos do miocárdio e derrames cerebrais tem relação íntima com obesidade, tabagismo, colesterol desregulado, sedentarismo, diabetes e hipertensão.
Uma das pesquisas mais conhecidas no mundo científico, o Interheart mostra que doença cardiovascular é a causa primeira de morte no mundo. De acordo com o estudo os fatores de risco clásicos são tabagismo, hipertensão, dislipidemia e obesidade abdominal.
A boa notícia é que modificações simples no estilo de vida têm enorme eficiência para prevenir mortes e doenças cardiovasculares, entre elas, o temido infarto do miocárdio. Trocar elevador por escadas, preparar a marmita com dieta saudável, trocar o carro por caminhadas são iniciativas simples que podem garantir a longevidade da população.
As doenças cardiovasculares são silenciosas e muito difíceis de serem identificadas, explica Kalil “Principal solução é mesmo a prevenção”, diz o cardiologista.
Quem é o Dr. Roberto Kalil Filho ?
Roberto Kalil Filho é diretor da cardiologia do Hospital Sírio Libanês e professor titular da Faculdade de Medicina da USP.
Ficou conhecido por trazer para o Brasil a técnica da ressonância cardíaca para o Brasil. Foi eleito uma das personalidades mais influentes do país pela revista Época.
Muito interessante
Concordo que o estilo de vida está diretamente ligado a nossa saúde, porém com a vida agitada fica muito difícil cuidar de tantos pontos: comprar tal tipo de comida, conseguir tempo para se exercitar e etc. Apesar de o artigo citar medidas simples para se manter saudável, nem sempre é possível encaixa-lo em nossas rotinas.